ASSPROM | Aprendiz representa a Assprom no Encontro sobre Trabalho Infantil
27654
post-template-default,single,single-post,postid-27654,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Aprendiz representa a Assprom no Encontro sobre Trabalho Infantil

Aprendiz representa a Assprom no Encontro sobre Trabalho Infantil

12:58 19 setembro em Noticias
0 Comentários

O aprendiz Diego Douglas Honorato e a técnica de acompanhamento da Assprom Sabrina Cruz participaram do 1º Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Enapeti), nos dias 4 e 5 de setembro, em Fortaleza.

Diego Honorato foi indicado pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa) para contribuir na elaboração e fortalecimento de leis direcionadas para os jovens que estão ou já passaram pela situação de trabalho infantil. O evento contou com a participação de adolescentes e jovens de 100 municípios do Ceará e das 27 regiões do Brasil.

O principal objetivo foi promover a capacitação dos adolescentes para a prevenção e a erradicação dessa forma de trabalho. Houve também a eleição dos membros do Comitê de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti).

Para Diego Honorato, reunir experiências com outros jovens e poder dizer não ao trabalho infantil foi o mais importante. “Foi incrível! Conheci um pouquinho de cada cultura, de cada região. Vi jovens indígenas e de todos os lugares lutando por um mesmo ideal. O encontro é uma grande oportunidade para trocar conhecimento com outros adolescentes e com profissionais que também lutam contra o trabalho infantil. Temos que manifestar sim e colocar a boca no mundo”, afirma.

Diego Honorato também foi eleito membro suplente da região sudeste no Conapeti. De acordo com o adolescente, dois encontros serão realizados anualmente com a proposta de se criar o Fórum Nacional contra o Trabalho Infantil. “Irei representar o meu estado, o que é uma grande honra. A participação dos jovens é fundamental, uma vez que passamos a interferir ativamente em nossas comunidades e a melhorar as políticas voltadas para nós”, frisa.

Para a técnica de acompanhamento Sabrina Cruz, crianças e adolescentes são sujeitos de diretos e é necessário dar voz a este público. “Em um cenário em que o trabalho infantil ainda é um grande violador de direitos, o Enapeti e o Conapeti surgem para quebrar este ciclo e instrumentalizar crianças e adolescentes pela luta do que é deles de direito”, destaca.

De Fortaleza para Brasília

No dia 15 de outubro, acontece mais um Fórum Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, dessa vez em Brasília. Neste encontro, serão discutidas temáticas sobre políticas voltadas para os jovens bem como a articulação da rede para participação mais ativa desse público.

 

 

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin