ASSPROM | Assprom se mobiliza para as Conferências da Assistência Social
27160
post-template-default,single,single-post,postid-27160,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Assprom se mobiliza para as Conferências da Assistência Social

Assprom se mobiliza para as Conferências da Assistência Social

17:26 13 junho em Noticias
0 Comentários

A Assprom mobiliza, durante o mês de junho, adolescentes, colaboradores e pais/responsáveis para participarem das Conferências da Assistência Social, que ocorrem de junho a dezembro de 2017, nas esferas regionais, municipais, estaduais e federais. O objetivo é conscientizar a comunidade quanto à importância de ocupar os espaços públicos e participar da construção de políticas públicas mais justas para a assistência social.

Neste ano, a necessidade de dialogar com a juventude fez com que o Conselho Municipal da Assistência Social de Belo Horizonte – CMAS/BH propusesse a realização de uma pré conferência setorial, específica para adolescentes e jovens, na qual serão eleitos delegados componentes da Conferência Municipal.

Pensando nisso, a Assprom iniciou, no último dia 08, o processo de mobilização dos adolescentes e jovens. Na ocasião, foram eleitos os participantes da pré conferência, em um processo no qual foi trabalhada a participação popular e conceitos de democracia. Os adolescentes e jovens foram conscientizados quanto à importância de serem agentes transformadores de suas comunidades e como isso era possível por meio do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

Já no dia 12, foi a vez dos colaboradores da Assprom serem sensibilizados para as Conferências. Trabalhou-se o papel dos trabalhadores da Assistência Social na garantia de direitos e no fortalecimento do SUAS. A colaboradora da Assprom, Flávia Campos, avaliou a importância da sensibilização de equipe. “Acho muito válido esse espaço de informação. Foi um bom ponto de partida para consolidarmos o diálogo em defesa do SUAS, também entre os trabalhadores que compõem o núcleo da Assistência Social.”

Hoje, dia 13, acontece a mobilização dos pais e responsáveis dos adolescentes e jovens, além do público atendido pela Educação de Jovens e Adultos, parceria da Assprom com a Prefeitura de Belo Horizonte. Pretende-se discutir os direitos garantidos aos usuários do SUAS e as formas de atuação pela comunidade nos Centros de Referência (CRAS e CREAS) das regionais.

Entenda as Conferências

As Conferências da Assistência Social são espaços de debate coletivo que têm o objetivo de promover e consolidar a participação popular nas tomadas de decisão que envolvem as políticas públicas nacionais. Neste espaço, ocorre a eleição de prioridades políticas para governos, voltadas às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Por se tratar de um espaço que busca a democratização da gestão pública, as conferências são realizadas nos âmbito municipal, estadual e federal. Nas conferências municipais, são eleitos os delegados que representarão as cidades nas conferências estaduais. Os delegados estaduais, por sua vez, deliberam sobre os representantes na esfera nacional.

A 11ª Conferência Nacional da Assistência Social tem como tema “a garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” e ocorre entre 05 e 08 de dezembro de 2017, em Brasília. Em Belo Horizonte, as pré conferências regionais e Setoriais para a eleição dos delegados municipais começam no dia 29 de junho.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin