ASSPROM | Educação de Jovens e Adultos: conhecimento que transforma
28256
post-template-default,single,single-post,postid-28256,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Educação de Jovens e Adultos: conhecimento que transforma

Educação de Jovens e Adultos: conhecimento que transforma

15:55 12 dezembro em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

“A mente que se abre a uma ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”. Essa frase, atribuída a Albert Einstein, reforça o argumento do poder de transformação da educação. Um estudo do Banco Mundial revelou que, na América Latina, pessoas que passaram mais tempo na escola foram as principais beneficiadas por aumento de renda.

Em Belo Horizonte, o sonho de retomar os estudos fica mais próximo por meio da parceria entre a Assprom e a Secretaria Municipal de Educação. A cada ano, pais e familiares de adolescentes e jovens da entidade têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na rede pública. Além das aulas, que acontecem sempre à noite, os alunos realizam visitas orientadas a museus e espaços culturais da cidade. Desde 2014, 350 pessoas já foram beneficiadas pela parceria.

Para a colaboradora da Assprom, Daniela Marques, que acompanha a parceria, as trocas de saberes que acontecem no projeto são grandes conquistas dos alunos. “Mais que o aprendizado escolar, os alunos que participam da EJA se tornam uma grande família. A convivência diária proporciona amizades, o que faz com que se apoiem nos desafios ao longo do ano e, principalmente, estimula o resgate de autoestima”.

Isabel Roza Silva, mãe do ex-adolescente trabalhador Felipe Luis da Silva, conta que sua vida mudou para melhor depois de seu ingresso no programa: “A EJA pra mim foi novidade. Muitos falavam que eu estava velha para estudar e isso foi o que mais me incentivou a voltar aos estudos, mostrar que não existe idade para obter conhecimento. Parei de estudar na 5ª série e agora tenho a oportunidade de terminar o que comecei”.

Certificação

A certificação de 2017 da EJA acontece amanhã, dia 13 de dezembro. O evento está previsto para as 18h, no Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, s/n. Centro. BH).

Mônica Pereira da Silva, mãe do adolescente trabalhador Pedro Augusto Silva, reforça que a formatura é uma grande conquista. “A EJA representa o desfecho de um ideal. Fiquei 18 anos sem estudar, não tive a oportunidade de continuar os estudos quando era jovem. Voltei, principalmente, porque quero finalizar o ensino médio e ser professora. É um sonho que tenho desde criança”.

Informações quanto ao evento de certificação e vagas estudar em 2018 podem ser obtidas pelo telefone (31) 3263 1590, ou por e-mail: danielamarques@assprom.org.br e paf@assprom.org.br.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin