ASSPROM | Projeto Jovens Lideranças certifica turma de 2017
28300
post-template-default,single,single-post,postid-28300,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Projeto Jovens Lideranças certifica turma de 2017

Projeto Jovens Lideranças certifica turma de 2017

09:50 20 dezembro em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

A importância da formação de lideranças comunitárias é reforçada em diversos estudos sobre o assunto. Nesse sentido, a liderança aparece como uma necessidade “na condução das reivindicações, nas discussões dessa comunidade e no auxílio às pessoas que fazem parte do grupo a exercerem sua cidadania de modo ativo”.

Desse modo, iniciativas que envolvam a capacitação de adolescentes e jovens para tornarem-se lideranças em suas comunidades apresentam grande potencial de sucesso. É o caso do Projeto Jovens Lideranças, parceria entre a Assprom e a Junior Achievement, que certificou sua primeira turma no dia 14 de dezembro.

O programa, dividido em dois momentos, finalizou as atividades de 2017 com o encerramento do Projeto Liderança Comunitária, que visa a formação de líderes e a atuação destes em comunidades com situação de vulnerabilidade social. Voltada para o público da Assprom, a atividade propõe uma formação ampliada sobre o empreendedorismo social e liderança.

Nessa etapa, os adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de analisar a situação da comunidade local, com o objetivo de detectarem um aspecto a ser melhorado. Depois disso, foram constituídas ONGs, na quais serão desenvolvidos projetos comunitários que incentivem os jovens a praticarem atitudes de liderança. O projeto foi acompanhado por um comitê composto por colaboradores da DACOM, DIFOP, DIVAP e DISET, corresponsáveis pelo alcance dos objetivos propostos.

Lucas Daniel Solano, adolescente trabalhador da FAPEMIG, foi um dos destaques entre os formandos de 2017. O jovem diz ter se emocionado ao receber a homenagem. “O evento foi muito bacana e fiquei surpreso ao ser considerado destaque entre tantos formandos. Esse reconhecimento é muito bom, mas todos nos esforçamos e aprendemos juntos a encarar as dificuldades. Participar do projeto foi muito enriquecedor. Aprendi bastante sobre liderança, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, finanças e recursos humanos, por exemplo. Agradeço a oportunidade e ao comitê dos colaboradores da Assprom, que nos apoiou em todas as etapas e esteve sempre pronto para nos ajudar”.

O projeto

O Projeto Liderança Comunitária ajuda os estudantes a desenvolverem conhecimentos e aptidões que lhes permitam destacar-se em suas comunidades. Apresenta conceitos de terceiro setor, projetos sociais e liderança. O programa é desenvolvido em 12 jornadas semanais realizadas dentro das escolas.

A Junior Achievement

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.

Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

As fotos do evento de certificação podem ser vistas na Galeria de Fotos da Assprom.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin