ASSPROM | Projetos dos Programas Adolescente Trabalhador e de Aprendizagem da Assprom
23827
page-template-default,page,page-id-23827,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

 

A Assprom desenvolve várias atividades distribuídas em projetos e ações, atingindo diretamente mais de 3000 adolescentes trabalhadores, aprendizes e familiares. Tanto o Programa Adolescente Trabalhador quanto o Programa de Aprendizagem são compostos de vários projetos. Cada projeto tem uma metodologia própria e uma área de atuação específica.

 

PROJETO DE INICIAÇÃO PARA O TRABALHO

Faz parte do Programa Adolescente Trabalhador da Assprom. É o início do processo de aprendizagem de quem ingressa na Associação. Tem como objetivo cadastrar, selecionar e iniciar a formação profissional de adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de capacitações específicas, viabilizando a inserção no mercado de trabalho.

 

Nessa etapa, são inseridos conteúdos que contribuem para a qualificação e o desenvolvimento pessoal dos adolescentes, com informações técnicas e práticas para o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades, que buscam atender a atual demanda do mundo do trabalho.

 

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL

De acordo com o artigo 69 do ECA, “o adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho”. A Assprom possui uma equipe que acompanha o adolescente ou jovem em todo seu processo de formação, buscando soluções para as dificuldades inerentes ao mundo do trabalho, no âmbito familiar e pessoal.

 

O acompanhamento profissional é um trabalho de vanguarda da Assprom e fortalece a relação das empresas parceiras com seus adolescentes trabalhadores e aprendizes. Os técnicos de acompanhamento orientam os adolescentes e jovens sobre seus anseios e dificuldades, identificando suas necessidades e realizando intervenções. Para abranger essa formação integral, os responsáveis legais e os coordenadores e chefias diretas, das organizações parceiras, são convidados a participarem, interagirem e se comprometerem com o desempenho e comportamento do adolescente ou jovem no local de trabalho, na Assprom, na escola e na comunidade.

 

PROJETO DE FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A ASSPROM ao desenvolver suas ações no âmbito da Assistência Social, assume o compromisso de gerar a “promoção da integração ao mercado de trabalho”, de adolescentes e jovens, conforme objetivos descritos no artigo 2º da LOAS – Lei 8.742/1993, alterada pela Lei 12.435/2011.

 

Ao iniciar sua aprendizagem em uma dos programas da entidade, o adolescente/jovem passa a construir o que é chamado de Currículo Mínimo. Este currículo é composto por inúmeros cursos, dentre eles, os de informática, de capacitação e aperfeiçoamento profissional, português, matemática, inglês e espanhol, além de palestras, com diversificada grade de temas: empregabilidade, relacionamento interpessoal, autoestima, políticas públicas e muito mais.

 

PROJETO DE INTEGRAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E TRABALHO

O Projeto de Integração Família, Escola e Trabalho têm como objetivo acompanhar a frequência, desempenho e progresso escolar do adolescente trabalhador e aprendiz, conforme exigência do ECA e do Estatuto Social da Assprom, e desenvolver ações que valorizem o papel da escola no processo de formação, no desenvolvimento social e cultural do adolescente e jovem assistido pela entidade.

 

Por meio de atividades de relacionamento com as escolas, apoio pedagógico, reforço escolar, acompanhamento da frequência, desempenho e progresso escolar, cursos preparatórios para o vestibular, entre outras atividades, os adolescentes e jovens têm condições de melhorar não somente a frequência como também o desempenho escolar para permanência na Assprom.

 

PROJETO NOVO EMPREGO (PRONEM)

O Projeto do Novo Emprego, Pronem como é conhecido, tem como objetivo facilitar a reinserção de adolescentes e jovens desligados da entidade no mercado de trabalho. Os cadastrados têm a oportunidade de serem encaminhados para vagas efetivas e/ou temporárias, além de serem orientados quanto à elaboração de currículo e participação em entrevistas de emprego.

 

Várias atividades de pré-desligamento são oferecidas para auxiliar os jovens na conquista de um novo emprego. Uma delas é a visita técnica a faculdades, empresas em vários segmentos, ou instituições de ensino.

 

Também são oferecidos pelo Pronem, a orientação profissional individual e em grupo, Círculo do Novo Emprego, Feira das Profissões. Todas essas atividades buscam preparar os jovens para realizar uma escolha profissional mais assertiva. Durante a orientação profissional, os participantes aprendem técnicas de autoconhecimento e obtém informações sobre profissões, bolsas de estudo, diferenciação de curso superior e tecnólogo, projeto de vida, entre outros.

 

PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Este projeto tem o objetivo de contribuir para a formação integral do adolescente trabalhador e aprendiz, desenvolvendo atividades socioeducativas, de geração de renda, cultura e lazer, de saúde, possibilitando a promoção social, a proteção, o autoconhecimento, a autoestima, entre outros e provocando uma mudança de valores e atitudes. Também propicia aos jovens, o acesso e o empoderamento da cultura local e regional; nas várias atividades socioeducativas promovidas, dentre elas, Visita Orientada à Ouro Preto, Inhotim, Grutas, Museus, Sessões comentadas de Cinema, Campanhas Educativas, Gincana da Independência e Concurso de Desenho. Essas ações valorizam a singularidade e a pluralidade da condição juvenil, suas formas de sociabilidade, criando a possibilidade de acesso a direitos.

 

Todas as atividades abordam questões relevantes sobre a juventude e contribuem para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que refletem no desenvolvimento integral do jovem e de sua família.

 

PROJETO DESPERTAR

O Projeto Despertar objetiva promover debates, reflexões e ações preventivas sobre o impacto das drogas na vida dos jovens e os prejuízos associados. O foco principal é a promoção da saúde, o fortalecimento de vínculos familiares, a formação de atitudes e valores que impactem positivamente nas suas escolhas.  Estas ações reforçam a seriedade e a responsabilidade social da Assprom, já que sua proposta de trabalho ultrapassa em larga escala a oferta de inserção no mercado de trabalho.

 

PROJETO DE ATENÇÃO À FAMÍLIA – PAF

O Projeto de Atenção à Família tem como objetivo atuar no fortalecimento da família, prevenindo a ruptura de seus vínculos e contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida. O projeto prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de Atividades de Formação Profissional e Capacitação Técnica, com cursos de capacitação e qualificação profissional; Estímulo à Escolarização dos Pais e Adolescentes, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e das Atividades de Fortalecimento de Vínculos, englobando, encontro com os pais e familiares, oficinas de geração de renda, entre outros.

 

 

 

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin