ASSPROM | Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG e Assprom realizam 1º Concerto Pop
31493
post-template-default,single,single-post,postid-31493,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG e Assprom realizam 1º Concerto Pop

15:56 28 outubro em Noticias
0 Comentários

No aniversário de 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comemorado no dia 13 de julho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com a Assprom, lançou o Iº Concerto Pop da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil da COINJ/TJMG, com participação especial do cantor Carlinhos Brown

O concerto pop foi exibido no auditório do Anexo I, na Rua Goiás, na capital mineira, e pelo Canal da Assprom no YouTube (Crédito: Cecília Pederzoli)


Solenidade de Lançamento

A variedade rítmica e poética das composições do multiartista Carlinhos Brown, a delicadeza das vozes de crianças e adolescentes e a beleza do som que emana da harmonia de um conjunto de instrumentos musicais encantaram os expectadores do 1º Concerto Pop da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Coinj/TJMG). O evento foi realizado no dia 13/07, dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 32 anos.

Participaram do lançamento do concerto o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho; a desembargadora Valéria Rodrigues; o presidente da Assprom, Carlos Cateb; o desembargador Wagner Wilson; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; o diretor e secretário-geral do Sindicato das Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas de Minas Gerais, José Ismar da Costa; o chefe de Gabinete da Presidência do TJMG, Adriano da Silva Ribeiro; além de integrantes dos projetos do coral e da orquestra e seus familiares; ex-trabalhadores da Assprom; e dezenas de adolescentes e funcionários da Associação.

Resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Judiciário mineiro e a Assprom, a apresentação, produzida em vídeo, tendo como convidado especial o artista baiano, foi lançada com transmissão para um público presente no auditório do Anexo I do TJMG, na capital mineira, tendo sido também transmitida pelo Canal Oficial da Assprom no YouTube, onde a íntegra pode ser conferida.

A produção do vídeo contou com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, que cedeu o Grande Teatro do Palácio das Artes para as gravações. A regência dos músicos ficou a cargo dos maestros Lara Tanaka e Alysson Rodrigues. O repertório foi todo composto por canções de Carlinhos Brown, que participou, como convidado especial, de quatro das músicas executadas.

Durante a solenidade de lançamento, o presidente, desembargador, José Arthur Filho afirmou que a iniciativa que deu origem ao concerto foi uma ação pedagógica de altíssimo nível. “Este concerto enaltece uma das maiores riquezas produzidas por nossa gente: a música brasileira, resultado de uma amálgama de referências culturais que deram origem a um manancial infindável de ritmos, a uma poesia diversa e esplendorosa e a artistas que conquistam o mundo com uma linguagem universal”, afirmou.

Ele observou que a parceria que permitiu a realização do concerto tem o condão de estimular ainda mais a participação de crianças e adolescentes nas atividades proporcionadas pela orquestra e pelo coral, ampliando o universo artístico e cultural de seus integrantes e estimulando o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e talentos.

O presidente José Arthur Filho afirmou que a iniciativa que deu origem ao concerto foi uma ação pedagógica de altíssimo nível (Crédito: Cecília Pederzoli)


Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

A desembargadora, Valéria Rodrigues Queiroz, destacou que o lançamento do concerto coincide com o aniversário do ECA. “No dia 13 de julho de 1990, entrou em vigor a Lei 8.069, conhecida como ECA, que é fruto da Constituição Federal de 1988 e estabelece ser dever do Estado, da sociedade e da família garantir a crianças e adolescentes todos os seus direitos básicos, dando prioridade a essas pessoas”, afirmou.

De acordo com a desembargadora, o Estatuto reforçou essa prioridade e o papel do Poder Público – Judiciário, Executivo e Legislativo – em garantir o direito das crianças e dos adolescentes. “Antes, esse público não tinha direito algum. O ECA veio justamente para dar dignidade a essas pessoas, para que tivessem direitos e deveres. Por isso, representou um avanço muito grande”, pontuou.

O presidente da Assprom, Carlos Cateb, dirigiu-se aos jovens trabalhadores da Associação, presentes no auditório. “Vocês são a razão e a justificativa da existência da Assprom. Mais de 114 mil de vocês já participaram desse programa e receberam orientação para formação profissionalizante, graças a nossas parcerias com órgãos públicos e empresas privadas”, disse.

Carlos Cateb afirmou que, em 1976, o TJMG e a Procuradoria-Geral do Estado se ofereceram para serem os primeiros parceiros da Assprom. “Todos nós, associados, que somos voluntários, temos a satisfação de dizer que, apenas no Tribunal de Justiça de Minas, já passaram cerca de 18 mil adolescentes e a maioria absoluta deles encontrou seu caminho. São inúmeros exemplos. A possibilidade é total, depende da vontade, da perseverança e do esforço de cada um”, disse.

A desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz e Carlos Cateb, presidente da Assprom, entidade que é parceria da Coinj na iniciativa (Crédito: Cecília Pederzoli)


Resultado Positivo

Ao final da apresentação, as adolescentes Ana Clara Costa, Laísa Lima, Camila Costa e Bianca do Espírito Santo, integrantes da Orquestra Jovem do TJMG e aprendizes da Assprom, estavam entusiasmadas. Elas destacaram o valor do projeto social em suas trajetórias profissionais e a importância da vivência que tiveram com o artista de renome nacional e internacional. “O projeto é muito importante para o adolescente e essa foi uma experiência muito bonita. Estou muito feliz por participar deste lançamento”, disse Bianca, que toca violino.

Fazendo coro com a colega, Laísa Lima, que toca viola, afirmou que, de fato, a experiência foi maravilhosa. “Foi algo que eu nunca tinha vivido, foi muito bom passar por tudo isso”, disse.

Ana Paula, Laíssa, Bianca e Camila, integrantes da Orquestra Jovem e trabalhadoras da Assprom (Crédito: Cecília Pederzoli)

 

Redação: Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom/TJMG

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin