ASSPROM | 28 de agosto: dia de quem se dedica a fazer do mundo um lugar melhor
30300
post-template-default,single,single-post,postid-30300,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

28 de agosto: dia de quem se dedica a fazer do mundo um lugar melhor

17:53 28 agosto em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

Hoje, dia 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado. Essa data foi instituída no ano de 1985, pela Lei nº 7.352. No Brasil, o trabalho de voluntários está presente em diversos setores econômicos, sociais, educacionais, de saúde, lazer, profissionalizante e outros. Dessa forma, o voluntariado tornou-se uma ferramenta fundamental para o terceiro setor que trata das organizações não governamentais (ONGs).

O trabalho voluntário virou tendência em escolas, empresas, instituições de saúde e em vários espaços de atuação social. Atualmente, muitas instituições desenvolvem projetos de voluntariado nas mais diversas áreas. E na Assprom não é diferente. O voluntariado é essencial em todas as atividades da Assprom, pois reflete o trabalho da entidade em seus 43 anos de existência. A começar pelos associados da entidade que doam tempo e atenção, colaborando, dessa maneira, com o futuro dos jovens atendidos. Eles são responsáveis pela gestão administrativa da Associação.

Mas, as maneiras de participação voluntária na Assprom são diversas. Os professores de língua estrangeira já são tradição na Entidade e dedicam parte de suas horas para ensinar inglês e espanhol para adolescentes e jovens.

No Projeto de Atenção à Família (PAF), especialistas voluntários ministram palestras para adolescentes e seus familiares. Na Feira das Profissões, adolescentes trabalhadores e aprendizes já desligados da Instituição vêm contar suas trajetórias profissionais para outros jovens. A Copa União de Futebol de Campo Masculino e o Torneio de Futsal Feminino contam com técnicos voluntários, que acompanham os adolescentes. Da mesma forma, a Gincana da Assprom tem a participação de pais e familiares, coordenadores, funcionários e ex-adolescentes trabalhadores atuando como voluntários. Essas são apenas algumas das ações desenvolvidas pela Associação, mostrando a força que a solidariedade e a dedicação ao próximo têm.

 

Projeto Semear

Na Assprom, adolescentes trabalhadores, aprendizes e funcionários são convidados a participar do Projeto Semear, que visa trabalhar ações continuadas nas instituições ou comunidades. A cada encontro, realizado uma vez por mês, é montado um cronograma das atividades e dos responsáveis por elas. Ali, tomam conhecimento do Semear. “A partir daí, os jovens realizam o planejamento, a execução e a avaliação das atividades, atuando como verdadeiros protagonistas”, explica Karina Elian, responsável pelo Projeto.

Ao longo de oito anos de Projeto, já foram desenvolvidas atividades em creches, asilos e casas de apoio, levando um pouco de alegria e diversão para o público atendido. “Desde que comecei a participar do Semear, muita coisa mudou em minha vida. Passei a ter um olhar mais atento para as crianças, idosos e suas necessidades”, afirmou o ex-adolescente trabalhador, Márcio Calixto.

Geovanne Ribeiro Guedes, que também participou do Semear, afirmou que ser voluntário contribuiu para seu desenvolvimento como pessoa. “O Semear me ajudou a trabalhar em equipe. O Projeto vai ficar marcado para o resto da minha vida. Fazer parte de algo maior, que ajuda ao próximo, que transforma vidas; poder fazer alguma coisa sem esperar nada em troca, me fez sentir em uma missão muito maior do que eu”, destaca.

Quer saber mais sobre o Projeto Semear, entre em contato pelo telefone: (31) 3207-5640

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin