ASSPROM | Conheça a trajetória profissional de Lucimara Abreu, vencedora do ‘Confeitar Minas 2022’
31737
post-template-default,single,single-post,postid-31737,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Conheça a trajetória profissional de Lucimara Abreu, vencedora do ‘Confeitar Minas 2022’

20:15 10 abril em ASSPROM
0 Comentários

Não perca a história inspiradora de LUCIMARA ABREU DOS REIS (FOTO), 39 anos, associada da Assprom e ex-adolescente trabalhadora, que compartilha conosco sua trajetória de sucesso e a emoção de ganhar o concurso ‘Confeitar Minas 2022’. Saiba mais sobre essa vencedora e sua incrível jornada.

 

JORNAL DA ASSPROM: Como foi seu ingresso na Assprom?
LUCIMARA ABREU: Fui admitida em 1997 e trabalhei em várias empresas, mas confesso que gostava de trabalhar mesmo era dentro da Assprom. Trabalhei na Coopertec – Cooperativa de Créditos, Sesi, Casemg, Ipsemg, na Sede da Assprom e na Carijós com a colaboradora Silvana da Dacom, que me ensinou muitas coisas, dentre delas trabalhar com amor.

JORNAL DA ASSPROM: Qual foi o seu maior aprendizado enquanto adolescente trabalhadora?
LUCIMARA ABREU: Aprendi a me tornar financeiramente independente aos 14 anos, sendo uma profissional responsável, organizada e capacitada, graças aos inúmeros incentivos proporcionados pela Assprom.

JORNAL DA ASSPROM: O que você fez após sair da entidade?
LUCIMARA ABREU: Realizei um curso de Auxiliar de Dentista na UFMG e comecei a trabalhar em consultórios e clínicas, onde minha experiência em atividades administrativas me permitiu também desempenhar funções administrativas. Depois, trabalhei no Gustavo Capanema Advogados Associados, despertando meu interesse pelo Direito. No entanto, após o 9º período, percebi que não me fazia verdadeiramente feliz.

JORNAL DA ASSPROM: Em sua opinião, quais são os benefícios para os jovens participantes dos Programas da Assprom?
LUCIMARA ABREU: Os benefícios são extremamente significativos para a carreira profissional dos adolescentes, trazendo impactos positivos para toda a vida.

JORNAL DA ASSPROM: Houve alguma mudança em sua vida após a Assprom? Quais?
LUCIMARA ABREU: Sim, com certeza! Tornei-me uma profissional através dos primeiros aprendizados adquiridos ao ser uma “Trabalhadora Mirim”. A Assprom é como uma verdadeira mãe, e só percebemos o quão maravilhosa é essa entidade ao vivenciar o mercado de trabalho fora dela.

JORNAL DA ASSPROM: Qual foi o seu maior aprendizado enquanto adolescente trabalhadora?
LUCIMARA ABREU: Aprendi que ser financeiramente independente é maravilhoso, e que investir em capacitação e aproveitar cada curso e palestra oferecida faz toda a diferença na carreira profissional.

JORNAL DA ASSPROM: Como é a sua rotina de trabalho atualmente?
LUCIMARA ABREU: Atualmente sou empreendedora e tenho a Lu Abreu Candy Designer, onde trabalho com festas personalizadas, como bolos e doces decorados. Minha carga horária pode chegar até 12 horas por dia, mas não há nada mais gratificante do que trabalhar com o que se ama. Não é fácil, mas vale a pena.

JORNAL DA ASSPROM: Atualmente você trabalha com confecção de bolos e ganhou o concurso ‘Confeitar Minas 2022’. Como surgiu a paixão pela confeitaria e como foi ganhar o concurso?
LUCIMARA ABREU: A paixão pela confeitaria surgiu da necessidade de trabalho. Fiquei desempregada quando estava grávida da minha filha Laura, que nasceu prematura extrema com apenas 6 meses e pesando pouco mais de 900g. Foi uma época difícil, pois eu sempre trabalhei desde a minha adolescência na Assprom, e agora com um bebê prematuro em casa, precisava encontrar uma forma de trabalhar e cuidar dela ao mesmo tempo.

Foi então que uma amiga, Ester, me apresentou aos biscoitos decorados e me incentivou a fazer para vender. Eu nunca tinha cozinhado antes, não tinha experiência alguma, mas agora eu era mãe e precisava encontrar uma forma de sustentar minha filha e ocupar minha mente. Comecei a fazer os biscoitos decorados, e com a ajuda de outra amiga, Bruna, que comprou meus primeiros biscoitos, comecei a vender.

No entanto, enfrentei dificuldades em vender os biscoitos decorados, pois eram um produto de valor elevado e não muito conhecido na época. Foi então que comecei a pensar em outros produtos que poderia oferecer, e foi quando comprei minha primeira pasta americana e fiz minha primeira modelagem. Apesar de ser algo novo para mim, a modelagem ficou bonita, e foi assim que descobri um dom que Deus tinha preparado para mim. Mesmo com as limitações de cuidar de uma filha prematura, comecei a aplicar técnicas de biscuit na pasta americana, e assim nasceu a Lu Abreu.

Para apresentar meu novo produto, que ainda não tinha portfólio, comecei a fazer bases de chocolate fake e a criar modelagens para postar no Instagram como se fossem encomendas prontas para festas. (Rsrs) Eu fazia uma modelagem diferente toda semana e dizia que eram encomendas, e aos poucos os pedidos começaram a chegar.

Não foi fácil, enfrentei muitos desafios, falta de qualificação e momentos de desânimo, mas a força que a maternidade traz é divina, e o aprendizado que adquiri na adolescência na Assprom foi fundamental para não desistir. Posso dizer que a confeitaria me escolheu, pois se dependesse de mim, talvez não tivesse escolhido esse caminho. Mas hoje posso realizar sonhos e proporcionar emoção e alegria ao entregar doces e bolos que mais se parecem com enfeites de mesa. São verdadeiros presentes que meus clientes oferecem aos seus convidados com as peças encantadoras que crio.

Ganhar o concurso foi uma experiência maravilhosa, fiquei muito emocionada. Foi uma afirmação de que estou no caminho certo, mas sei que é necessário estar sempre aprendendo mais e mais.

JORNAL DA ASSPROM: Quais são seus planos profissionais e pessoais?
LUCIMARA ABREU: Tenho planos de me qualificar ainda mais na área da confeitaria e poder ensinar outras pessoas a descobrirem um dom talvez escondido, ou a partir de técnicas poderem criar doces encantadores também. O mais importante é fazer com que as pessoas entendam que a confeitaria não é apenas uma opção de trabalho, mas sim uma escolha, uma profissão rentável, mágica e maravilhosa, na qual levamos encantamento e doçura aos momentos mais felizes de todas as famílias.

JORNAL DA ASSPROM: Qual conselho você daria para aqueles que desejam seguir uma carreira como a sua?
LUCIMARA ABREU: Se você gosta, vá em frente e não tenha medo. Busque bons cursos antes de tudo, para aprender as coisas básicas e não cometer erros simples. A confeitaria é uma arte surpreendente e surreal.

JORNAL DA ASSPROM: Tem mais alguma coisa que você gostaria de nos contar sobre sua vida e carreira?
LUCIMARA ABREU: Tudo aconteceu do jeito que tinha que ser, e tudo começou a partir da capacitação que recebi pela Assprom. Sou imensamente grata por poder contar minha história nessa entidade que tanto amo. Obrigada a todos.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin