ASSPROM | ALMG homenageia ASSPROM pelos 40 anos de atividade
23990
post-template-default,single,single-post,postid-23990,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

ALMG homenageia ASSPROM pelos 40 anos de atividade

ALMG homenageia ASSPROM pelos 40 anos de atividade

15:53 30 dezembro em Noticias
0 Comentários

Responsabilidade social da instituição é reconhecida por órgãos públicos, autoridades e iniciativa privada.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 16 de novembro, em sessão solene, prestou homenagem à Associação Profissionalizante do Menor – ASSPROM – pelos 40 anos de fundação e ininterrupta atividade. A deputada Ione Pinheiro e o deputado João Leite foram os autores do requerimento. Ione Pinheiro ressaltou a relevância do trabalho executado em parceria com a Assembleia e centenas de outros parceiros: “Sabemos que milhares são os casos de adolescentes e jovens que conquistaram uma sólida carreira profissional e venceram barreiras econômicas e sociais. Mas sabemos também que há muito a ser feito. Desejamos que a Assprom continue neste propósito de transformar vidas por um futuro digno de pessoas que certamente conduzirão nosso país a um cenário onde as possibilidades, o amor, o respeito ao outro e ao bem comum sejam norteadores de nossas ações”.

Presentes o Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, o Vice-Presidente da Fiemg, Adson Marinho, os deputados estaduais Sargento Rodrigues, Duarte Bechir, Wander Borges, Roberto Andrade e Dalmo Ribeiro.

Em depoimento durante a homenagem, declarou a adolescente trabalhadora Ana Elisa Moura: “São 40 anos de muita história e é muito bom fazer parte dela. Nem imaginava que já passaram 80 mil adolescentes e jovens pela ASSPROM. É uma ótima oportunidade de vermos como foi o início de tudo”.

A Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, composta por adolescentes da ASSPROM e outras instituições, abrilhantou a solenidade com belas músicas e o Hino Nacional. O Núcleo Vida, formado por adolescentes da Assembleia Legislativa, apresentou números musicais de autores brasileiros.

No dia 03 de junho, a Câmara Municipal de Belo Horizonte, em solenidade requerida pelo vereador Pedro Patrus, prestou à ASSPROM as homenagens da população belorizontina. Naquela sessão, o cantor e compositor Flávio Renegado e a Assessora de Comunicação do 29º Batalhão da PM, Fenícia Machado, ambos ex-adolescentes da ASSPROM, contaram sobre as experiências e oportunidades recebidas no período de trabalho e aprendizagem na entidade.

A ASSPROM, em parceria com o Tribunal de Justiça e a Procuradoria Geral de Justiça, atua em 109 Comarcas, orientando e formando jovens para o exercício da cidadania. A Câmara Municipal de Paraopeba, por requerimento do vereador Sérgio Moreira, também prestou menção honrosa pelo “exímio trabalho prestado à comunidade”.

Formularam congratulações a Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Dra. Assusete Magalhães e o Secretário de Estado de Governo, Dr. Odair Cunha. O presidente da Emater, Dr. Amarildo Kalil, ressaltou: “a inserção do adolescente no mercado de trabalho possibilita o seu desenvolvimento social e profissional, gerando oportunidade e transformando realidades na vida dos jovens mineiros”.

O presidente da ASSPROM, Carlos Cateb, agradeceu as homenagens e evidenciou alguns benefícios às empresas parceiras do Programa de Aprendizagem. “O cumprimento da Lei 10.970/00 (Aprendizagem), além de ser obrigação legal, oferece incentivos fiscais e tributários, como a redução de 75% da alíquota do FGTS, a isenção de multa rescisória e dispensa de aviso prévio remunerado”.

ASSPROM se destaca na 1ª Feira Mineira da Aprendizagem

A ASSPROM participou, enquanto entidade formadora, da 1ª Feira Mineira da Aprendizagem, realizada no dia 3 de dezembro, pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador – Fectipa/MG. A coordenadora do Fectipa, Elvira Cosendey, destacou: “Parabenizo a Assprom pelos seus 40 anos de bons serviços prestados à juventude de Belo Horizonte e também por sua performance na Feira”.

A Associação Profissionalizante do Menor é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que atende adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Fundada em dezembro de 1975, promove ações para capacitação, formação pessoal e ética de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, criando-lhes oportunidades para a conquista da cidadania plena.

Programa de Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem da ASSPROM atua na formação técnico-profissional em conformidade com a Lei da Aprendizagem 10.097/2000, Portarias e Decretos, que determinam às empresas de médio e grande porte a contratação de aprendizes na proporção de 5% a 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções exijam formação profissional.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin