ASSPROM | Assprom promove a inclusão social de famílias em vulnerabilidade
23888
post-template-default,single,single-post,postid-23888,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Assprom promove a inclusão social de famílias em vulnerabilidade

Assprom promove a inclusão social de famílias em vulnerabilidade

11:14 17 maio em Imprensa
0 Comentários

familia2A Assprom é uma entidade filantrópica, de fins não econômicos, que se dedica à formação e orientação de adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio dos programas socioassistenciais – Adolescente Trabalhador e de Aprendizagem. Localizada em Belo Horizonte, a entidade atende mais de 3400 adolescentes e jovens, na capital, grande BH e interior de Minas.

Na Assprom, os adolescentes são preparados para iniciar sua vivência no mundo do trabalho. As atividades desenvolvidas, além do caráter pedagógico, visam à formação ética, moral e humana do público atendido. Cursos profissionalizantes, preparatório para a prova do ENEM, cursos de idiomas, informática, entre outros, fortalecem a formação profissional desses jovens enriquecendo seu currículo profissional.

O desenvolvimento integral do adolescente e do jovem é o alvo das ações e, para isso, a entidade promove também atividades socioeducativas de esporte, lazer, cultura, saúde, além daquelas que desenvolvem o papel cidadão: meio ambiente, políticas públicas, entre outras. São visitas a museus, cidades históricas, sessão de cinema comentada, espaços diversos de cultura, gincanas, concursos de desenho, campeonatos de futebol. O Projeto Despertar, que propõe a divulgação de informações sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, e, suas implicações para o indivíduo e sociedade, é uma das ações de destaque.

Quando o assunto é a escola, os adolescentes e suas famílias podem contar também com uma equipe preparada para apoiá-los. Por meio do Projeto Acompanhamento Escolar, a Assprom monitora a frequência e o desempenho escolar de seus adolescentes e jovens. O importante não é só ser frequente e sim desenvolver o gosto pelos estudos e reconhecer a importância da formação escolar para o futuro.

O Projeto de Atenção à Família (PAF), que parte do princípio de que a família é espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização de seus membros, promove formação, interação social e geração de renda, por meio do aprendizado de técnicas de artesanato que resgatam as artes mineiras.

A Assprom também propicia a inclusão escolar de pais e familiares dos adolescentes e jovens atendidos, que não tiveram a oportunidade de vivenciar, a seu tempo, seu processo de educação. Este é o objetivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A EJA tem transformado a vida de quem participa do programa.

Ao longo de 40 anos, a Assprom executa ações vitoriosas. Promove, não só a inserção, a permanência e ascensão do jovem no mundo do trabalho. Oferece a esses adolescentes, e também às suas famílias, possibilidades para se reconhecerem como cidadãos de direitos e também de deveres, na busca pela conquista de seus sonhos.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin