ASSPROM | Conheça a história de Marco Túlio Correa Barcelos, ex-adolescente trabalhador
31689
post-template-default,single,single-post,postid-31689,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Conheça a história de Marco Túlio Correa Barcelos, ex-adolescente trabalhador

08:57 28 dezembro em ASSPROM
0 Comentários

MARCO TÚLIO CORREA BARCELOS, ex-adolescente trabalhador da Assprom, professor na Faculdade UNA, mestre em Administração de Empresas, conta como sua experiência na Assprom ajudou em sua trajetória profissional

 

JORNAL DA ASSPROM: Como foi seu ingresso na Assprom?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Em meados de junho de 1998, estava finalizando meus estudos no 9° ano. Meu pai e eu fomos à Assprom, pessoalmente, fazer a minha inscrição, pois ficamos sabendo do “Programa Trabalhador Mirim” naquela época, hoje Programa Adolescente Trabalhador, e como eu não tinha internet as inscrições eram apenas presenciais.

JORNAL DA ASSPROM: Em meados de junho de 1998, estava finalizando meus estudos no 9° ano. Meu pai e eu fomos à Assprom, pessoalmente, fazer a minha inscrição, pois ficamos sabendo do “Programa Trabalhador Mirim” naquela época, hoje Programa Adolescente Trabalhador, e como eu não tinha internet as inscrições eram apenas presenciais?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Iniciei minha trajetória profissional como adolescente trabalhador na URBEL – Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte e lá desenvolvi diversas habilidades administrativas.

Tive interações com profissionais experientes que me ajudaram a desenvolver algumas competências socioemocionais como comunicação, atitude, saber ouvir, empatia, cooperação, onde carrego comigo até hoje.

JORNAL DA ASSPROM: De que forma a Assprom ajudou a conhecer o campo profissional?
MARCO TÚLIO BARCELOS: A Assprom foi um divisor de águas na minha carreira profissional, pois me proporcionou a ingressar no mercado de trabalho, me desenvolver profissionalmente e me conectar com pessoas que foram importantes para o meu crescimento, ajudou ainda a enxergar outra perspectiva sobre crescimento profissional, diante de uma época difícil onde as oportunidades eram para poucos. Lembro-me que alguns amigos de infância não tiveram a mesma oportunidade e hoje sabem o quão é valoroso para os filhos terem uma oportunidade de ingressar ao mercado de trabalho através da Assprom.

JORNAL DA ASSPROM: Qual foi o seu maior aprendizado enquanto adolescente trabalhador?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Nunca desistir dos seus sonhos, se você deseja se tornar referência em qualquer ramo da sua jornada, você precisa correr atrás com muita persistência.

JORNAL DA ASSPROM: E após o seu desligamento, como foi a sua trajetória profissional?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Após a minha saída da Assprom, fui convidado pelo meu líder na própria URBEL para uma oportunidade de estágio. Fiquei muito feliz, pois nem todos os jovens que atuaram lá tiveram a mesma oportunidade.

Neste tempo, lembro-me que iniciei os meus estudos no Ensino Médio em uma escola próximo ao trabalho. Foram tempos difíceis, mas muito valiosos que me ajudaram a formar o profissional que me tornei hoje.

Eu trabalhava na URBEL de manhã e ia para o colégio a noite, uma jornada dupla. Estudei na Escola Maestro Vila Lobos, escola de Ensino Médio localizada próximo a zona sul da cidade, esta escola possuía alguns índices importantes de ensino, com destaque para ingresso dos jovens da minha idade para o Curso Superior.

Após o encerramento do meu estágio na URBEL, segui minha trajetória profissional, trabalhei como Empacotador de Supermercado e atendente de Call Center.

A primeira oportunidade de trabalhar como líder de equipes foi no Call Center, em meados de 2005, e a oportunidade de cursar meu primeiro curso Superior, em 2006, em Gestão Empresarial, na Faculdade Uma, no qual me formei. Tenho muito orgulho de dizer que tive a oportunidade de concluir meu curso superior totalmente pago com recursos advindos do meu trabalho e esforço, fruto de uma semente que foi plantada lá atrás pela Assprom, que sempre desenvolveu seus jovens aprendizes para continuarem os estudos e nunca pararem de estudar.

Após isso, tive a oportunidade de dar um passo maior na minha carreira, ingressei em outra empresa de Call Center como Supervisor de Operações e logo após me tornei Supervisor Master de Operações e Coordenador de Operações, cargos de liderança e na mesma empresa. Tive a oportunidade de realizar dois cursos de MBA, um em Gestão de Negócios e outro em Gestão de Projetos.

Me ingressei em uma empresa do terceiro setor, ramo social no qual tive a oportunidade de entrar como Supervisor, fui promovido a Coordenador Administrativo e tive a oportunidade de cursar o Mestrado em Administração de Empresas com Bolsa de 50% pela empresa.

Após uma grande jornada nesta empresa, formei no Mestrado e fui trabalhar na instituição que me formou. Hoje estou atuando como Gerente de Campus e Professor na Faculdade Una, uma instituição que me formou e que tenho o orgulho de atuar no Administrativo e como Professor, ajudando outros jovens a se desenvolverem profissionalmente e a enxergarem um futuro brilhante pela frente como o meu.

JORNAL DA ASSPROM: Fale um pouco mais da sua rotina de trabalho atualmente?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Hoje atuo como Gerente de Campus e como Professor dos cursos de graduação e Pós-graduação da maior Faculdade de Sete Lagoas, a Una. Além de liderar uma equipe com mais de 90 pessoas, entre administrativo e professores ainda estou me sala de aula para ajudar o aluno ser o protagonista da sua carreira.

Digo que aprendo um pouquinho a cada dia, pois o professor deve ser a inspiração para seus alunos e sempre estar disposto a aprender coisas novas. Sinto-me orgulhoso de atuar na Faculdade Una, instituição de ensino no qual sou egresso e hoje posso ajudar a construir o futuro de muitos jovens por meio da educação.

JORNAL DA ASSPROM: Em sua visão, quais são os benefícios para os jovens participantes dos Programas da Assprom?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Desenvolver diversas habilidades profissionais como: treinamentos de práticas administrativas e informática para melhorar a qualificação profissional. Além disso, a Assprom prepara os jovens para os desafios do mercado de trabalho com a atuação profissional dentro das empresas.

JORNAL DA ASSPROM: Houve alguma mudança em sua vida depois da Assprom?
MARCO TÚLIO BARCELOS: A Assprom me proporcionou um futuro de oportunidades, de valorizar as pessoas e a família como pilar para o sucesso. Agradeço a Deus por esta oportunidade que tive e por ter encontrado pessoas fantásticas em minha jornada que me ensinaram o que sei hoje.

JORNAL DA ASSPROM: Dê um conselho para quem deseja seguir uma carreira como a sua?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Olá, jovem, você que deseja ser inspiração para outras pessoas, o caminho é a persistência e nunca desistir dos seus sonhos. Você pode ser o que você quiser. O melhor caminho é por meio da educação, portanto, nunca parem de estudar! A Assprom é um excelente começo para ingressar no mercado de trabalho.

JORNAL DA ASSPROM: Quais são seus planos profissionais e pessoais?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Meu plano profissional é continuar atuando como Professor e Gestor sendo inspiração para os jovens para a construção de um futuro melhor para as pessoas. Concluir o meu tão sonhado plano da casa própria e continuar educando a minha filha, pequena Manuela de quase dois anos, junto a minha querida esposa Tâmara.

JORNAL DA ASSPROM: Gostaria de deixar uma mensagem para a Assprom?
MARCO TÚLIO BARCELOS: Tenho uma profunda gratidão pela Assprom, por me proporcionar ver um futuro com outros olhos e transformar no profissional e pessoa que sou hoje. Foram quase dois anos e meio de atuação pela Assprom que me abriu as portas para o futuro. #Gratidão.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin