ASSPROM | Cursinho Educar prepara adolescentes e jovens para o ENEM
27477
post-template-default,single,single-post,postid-27477,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Cursinho Educar prepara adolescentes e jovens para o ENEM

Cursinho Educar prepara adolescentes e jovens para o ENEM

18:28 22 agosto em ASSPROM
0 Comentários

O acesso ao ensino superior passou por transformações diante das políticas educacionais da última década. Os resultados dos sistemas de cotas, por exemplo, revelam a ascensão de maior fatia da população negra e pobre à universidade. A utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como prova unificada, que dá acesso aos principais cursos superiores do país, também faz parte desse conjunto de iniciativas.

Apesar disso, a defasagem da educação básica ainda promove muitas situações de desigualdade. Por esse motivo, a Assprom desenvolve uma parceria com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), e oferece o preparatório gratuito para o ENEM.

O projeto, conhecido como “Cursinho Educar”, amplia as chances de ingresso de adolescentes e jovens de escolas públicas em cursos do ensino superior. São 24 professores voluntários e monitores, entre alunos da FJP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e profissionais já graduados.

O aprendiz David Bonfim de Oliveira revelou como suas chances aumentaram ao conseguir uma vaga no projeto. “O curso é muito interessante. Os professores são atenciosos e esforçados, empenhados em te ajudar. Tenho mais dificuldade em biologia e química. No cursinho, consigo aprender tanto para o Enem quanto para o colégio. Quero fazer o curso de Engenharia Civil e, agora, tenho mais chances de ir bem no ENEM”.

Já o adolescente trabalhador Wallace Victor Gomes Pereira elencou as qualidades da proposta. “Eu defino este cursinho em uma palavra: oportunidade. Não é todo mundo que tem essa chance de se preparar para o Enem, ainda mais de forma gratuita. O cursinho é muito bem equipado. Os professores são dedicados e se preocupam em desenvolver o nosso senso crítico. Além disso, muitos deles foram alunos, o que nos dá projeção para o nosso próprio futuro”.

O projeto retomou neste mês as atividades, após o recesso escolar. No dia 08/08, foi realizada uma aula especial de boas-vindas, com a presença de gestores da FJP e da Assprom, além de professores e alunos. Na ocasião, a ex-adolescente da Assprom Kessy Marie de Paula, funcionária da Fundação, relatou como a Assprom mudou a sua vida. “A Assprom foi meu primeiro emprego. Participei de vários cursos e fui muito bem assistida. O recado que deixo é que aproveitem as oportunidades que vocês têm na Assprom. Aqui fora é tudo diferente: não temos o acompanhamento, o apoio e a atenção de profissionais que tanto se importam conosco.”.

As aulas vão até outubro e acontecem na Fundação João Pinheiro, das 19h às 22h, de segunda a sexta. Os alunos têm acesso a todos os recursos disponíveis para a realização das atividades do curso e contam com a infraestrutura oferecida pela FJP. Mais informações pelo telefone (31) 3207-5612 ou pelo e-mail lucimarmartins@assprom.org.br.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin