ASSPROM | Dia Mundial do Meio Ambiente: faça sua parte e adote medidas sustentáveis
30217
post-template-default,single,single-post,postid-30217,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Dia Mundial do Meio Ambiente: faça sua parte e adote medidas sustentáveis

13:01 03 junho em ASSPROM
0 Comentários

Junho é mês de pipoca, quentão, quadrilha, cachorro-quente e canjica. E sabe do que mais? É o mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, no dia cinco.

Por falar em meio ambiente, vamos falar de lixo! Pode não ser muito agradável, mas é muito importante, num país em que são produzidas 78,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, por ano. Esses dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2017, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). É muito lixo jogado por aí!

Por isso, precisamos nos conscientizar sobre a produção de resíduos sólidos e adotarmos, em nosso dia a dia, medidas mais sustentáveis e que beneficiem o planeta. Agora é hora de falar sobre os 7 R’s da sustentabilidade.

  1. REPENSAR: evite o consumo excessivo. Sempre que for comprar um produto, reflita se, de fato, você precisa daquilo. Geralmente, algo desnecessário torna-se ‘lixo’ e pode ser descartado de forma inadequada.
  2. RECUSAR: verifique se a empresa é responsável com o meio ambiente e se não adota práticas prejudiciais à natureza como a poluição ambiental ou do ar.
  3. REDUZIR: evite produzir ‘lixo’. Por exemplo, comprou um refrigerante ou suco, evite o uso de canudo de plástico.  Antes de imprimir qualquer material, veja se esse não pode ser gerado apenas digitalmente. Adotando práticas como essas, você reduz o lixo que produz.
  4. REPARAR: será que aquele produto que você tem em casa precisa ser mesmo descartado ou ele pode ser consertado? O conserto pode prolongar o uso de muitos objetos e evita o excesso de descarte nos lixões e na natureza.
  5. REUTILIZAR: muita gente confunde o conceito de reciclagem com a reutilização. Reutilizar é aproveitar uma embalagem ou produto para outros fins. Por exemplo, aquela caixa de bombom toda especial, que você ganhou na Páscoa, pode virar um porta-joias. Aqui vale o ‘use e abuse’ de sua criatividade.
  6. RECICLAR: o mais conhecido por todos. A regra é se não deu para reutilizar, descarte de maneira correta para que o produto possa ser reciclado. A reciclagem, geralmente, envolve um processo industrial. Em Belo Horizonte, a SLU faz a coleta seletiva e também disponibiliza os contêineres para que a população faça o descarte correto. Mais informações: https://prefeitura.pbh.gov.br/slu/informacoes/coleta-seletiva.
  7. REINTEGRAR: o último dos R’s. Reintegrar é devolver para a natureza aquilo que não pode ser reciclado, como o lixo orgânico. Restos de alimentos podem virar adubo para as plantas!

 

ONU Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu como tema o “Combata a poluição do ar”. A campanha está no site da ONU Meio Ambiente e nas redes sociais da entidade. O objetivo é discutir os cuidados que todos na sociedade podem ter para diminuir e evitar a poluição do ar, que pode viajar por distâncias bastante grandes como ir de um continente a outro.

Segundo a ONU, a poluição do ar é provocada por cinco fontes humanas. São elas: ambiente doméstico, indústrias, transporte, agropecuária e resíduos.

  • Ambiente doméstico – a principal causa é a queima interna de combustíveis como carvão mineral, querosene e gás natural. Em todo mundo, ainda, três bilhões de pessoas fazem uso de combustíveis sólidos que geram mais poluentes;
  • Indústrias – as indústrias produtoras de energia são as que mais poluem o ar. Como por exemplo, as termoelétricas que são movidas a carvão;
  • Transporte – o transporte é responsável por quase um quarto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera;
  • Agropecuária – a criação de gado produz metano e amônia, partículas perigosas para a saúde humana. Na agricultura, a queima de restos de produção é a grande fonte poluidora;
  • Resíduos – a queima e o descarte a céu aberto de lixo orgânico produzem muito carbono e metano, duas substâncias nocivas para o meio ambiente e para a saúde humana.

Por isso, é fundamental que adotemos um novo estilo de vida, mais sustentável que ajude a preservar o meio ambiente!

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin