ASSPROM | Dia mundial sem tabaco: nossa saúde agradece
29342
post-template-default,single,single-post,postid-29342,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Dia mundial sem tabaco: nossa saúde agradece

Dia mundial sem tabaco: nossa saúde agradece

09:32 01 junho em ASSPROM
0 Comentários

Você já sabe que os danos do cigarro para nossa saúde são devastadores. Mas já parou para pensar que milhões de mortes em todo o mundo são provocadas pelo consumo de tabaco? A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que 16% das mortes por doenças não transmissíveis (DNTs) são causadas pelo fumo. As DNTs, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, matam mais que AIDS e acidentes de trânsito.

Das mais de 4.700 substâncias tóxicas e pré-cancerígenas contidas no cigarro, a nicotina é a que causa dependência. Estudos apontam que as pessoas começam a fumar na adolescência e que os fumantes desenvolvem dependência, psicológica e física, à nicotina antes dos 19 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) lançou a cartilha “Você não tem culpa de ser fumante” com informações sobre a dependência que a nicotina causa, os problemas de saúde, sociais e ambientais que a indústria do tabaco causam na sociedade e dicas para deixar de fumar.

Na cartilha, a SES deixa claro que parar de fumar não é fácil, mas é possível. Os benefícios são enormes e para todos. Um dia sem fumar já representa normalidade da pressão arterial, redução da nicotina no sangue, melhoria do olfato e do paladar. E o Planeta também agradece. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 40% de todo o lixo recolhido no mundo são bitucas de cigarro.

A importância do Dia Mundial de Combate ao Fumo, 31 de maio, está na conscientização sobre os graves problemas causados pelo fumo, o debate sobre possíveis soluções para redução do consumo, o apoio a quem deseja para de fumar e, principalmente, a prevenção.

POR ESCOLHAS SAUDÁVEIS

A Assprom desenvolve o Projeto Despertar, voltado para a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. O tema tabagismo não fica de fora. Palestras e bate-papos são promovidos para os adolescentes, com a proposta de abordar os malefícios da droga e as opções para se viver uma vida com prazer e saúde. #projetodespertar #acertenasescolhas #prevençãodedrogas

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin