ASSPROM | E aí cumpadi? E aí cumadi? Se acheguem e vamos forrozar!
29493
post-template-default,single,single-post,postid-29493,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

E aí cumpadi? E aí cumadi? Se acheguem e vamos forrozar!

E aí cumpadi? E aí cumadi? Se acheguem e vamos forrozar!

10:26 21 junho em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

Mês de junho tem gostinho de amendoim e cheirinho de canjica, não é? Tanta gostosura que a gente fica até perdido. E as quadrilhas? Tanta dança bonita! Apesar do friozinho, fica tudo muito colorido e divertido. E, em Belo Horizonte, tem muita coisa boa durante todo mês.

 

40 ANOS DO ARRAIAL DE BELO HORIZONTE

O Arraial de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 15/06 e 15/07, está comemorando 40 anos em 2018. E para abrilhantar a data, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e a Belotur preparam uma festa cheia de novidades! São cerca de 200 eventos espalhados pela cidade, incluindo desde o concurso de quadrilhas até os shows gratuitos das duplas sertanejas Bruno e Marrone e Edson e Hudson, na Praça da Estação, nos dias 24/06 e 01/07. Mas, o destaque da programação deste ano é o a riqueza da culinária mineira, presente no Concurso do Prato Junino, na Vila Gastronômica e no Circuito Gastronômico.

No dia 16 de junho, os quatro vencedores do Concurso do Prato Junino foram apresentados num evento no Mercado Central de BH. Doces ou salgados, o importante era utilizar dois ingredientes típicos da festança e ter muita criatividade. As quatro delícias vencedoras estarão à venda na Vila Gastronômica, montada na Praça da Estação nos dias da festa. De restaurante em restaurante, no Circuito Gastronômico, você pode se deliciar com pratos juninos. São 23 restaurantes participantes.

Os concursos municipal e estadual de quadrilhas acontecem entre os dias 22/06 e 01/07, na Praça da Estação. A Belotur espera que cerca de 180 mil pessoas participem das festividades.

E quem vai realizar uma festa junina bem bacana pode cadastrar seu evento no http://eventos.pbh.gov.br/. E onde já se viu festa junina sem correio elegante? Pois é, tem até correio elegante eletrônico: #meucrushnoarraial. É só colocar a hashtag no Twitter, mandar aquele recado bacana para o crush e aguardar para ser exibido no telão do Arraial.

A programação completa do Arraial de Belo Horizonte, você encontra no site: http://www.arraialdebelohorizonte.com.br/

 

TUDO COMEÇOU NA EUROPA

Muitos historiadores apontam que as festas juninas eram festas pagãs e que tiveram origem na Europa. Nesta época do ano, no Hemisfério Norte, acontece o solstício de verão, que é a passagem da primavera para o verão. As festas antigas tinham o objetivo de comemorar a chegada da época boa para plantações e colheitas e de afastar os maus espíritos.

A Igreja Católica incluiu as festividades em seu calendário religioso, adaptando-a às comemorações dos dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). No século XVI, a colonização europeia trouxe as festas juninas para as Américas e, consequentemente para o Brasil. As festas eram chamadas de ‘joaninas’ por causa de São João. Com o passar do tempo, o nome mudou para junina, por causa do mês de junho. O cunho religioso perdeu-se com o tempo e o evento tornou-se uma das maiores festas populares do Brasil.

 

CULTURA E FESTA POPULARES

A Assprom reconhece as festividades de junho como uma riqueza cultural de todo Brasil, e, por isso, ajuda a divulgar os eventos que ocorrem na capital mineira durante todo o mês. Reconhecendo, a importância da realização do Arraial de Belo Horizonte pela PBH e Belotur.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin