ASSPROM | Encontro com Candidatos à Prefeitura
25966
post-template-default,single,single-post,postid-25966,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Encontro com Candidatos à Prefeitura

Encontro com Candidatos à Prefeitura

16:32 31 agosto em Noticias
0 Comentários

Adolescentes e jovens da Assprom participaram, no dia 30 de agosto, do “Encontro dos Movimentos de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes com os Candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte”, na Associação Mineira do Ministério Público. O objetivo foi fortalecer o exercício da cidadania e do protagonismo infantojuvenil e firmar o compromisso dos candidatos com os direitos das crianças e dos adolescentes.

A participação da Orquestra Infantojuvenil da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj/TJMG) abrilhantou a abertura com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

mini-DSC_0549

O evento foi dividido em dois momentos. No primeiro, houve a composição da 1ª mesa com a participação de autoridades. Na oportunidade, as autoridades reforçaram aos candidatos que cumpram com a carta compromisso.

DSC_0578

No segundo momento, os candidatos e alguns representantes leram a Carta Compromisso e responderam as perguntas elaboradas pelos adolescentes e público presente.

DSC_0773

As perguntas foram direcionadas aos candidatos, por meio de sorteio. Foram trabalhados 11 eixos de atuação: 1. educação e profissionalização; 2. saúde, 3. alimentação; 4. cultura; 5. esporte e lazer; 6. fortalecimento dos conselhos de políticas públicas e tutelares; 7. direito à convivência familiar e comunitária; 8. assistência ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa; 9. orçamento da criança e do adolescente; 10. enfrentamento de todas as formas de violência; 11. protagonismo e participação. As perguntas, não sorteadas, foram entregues aos candidatos para responderem posteriormente.

DSC_0690

De acordo com a coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Elvira Cosendey, “este é um momento em que os jovens poderão ouvir o compromisso de cada candidato com as políticas que pretendem implementar para as crianças e adolescentes de Belo Horizonte e até decidir seu voto”.

O jovem trabalhador Gabriel Gois ficou com a urna educação e profissionalização. Para ele, a participação política é muito importante. “A participação de jovens nesses eventos é extremamente importante, uma vez que todo cidadão a partir dos 16 anos tem direito ao voto, e votar é a forma de partilhar da democracia participativa a qual rege o nosso país. Mas, nós, precisamos aprender a votar, afinal eleições não se trata apenas da escolha de um candidato e sim da escolha do seu futuro nos próximos quatro anos. Temos que ouvir direito a proposta de cada candidato”, reforça.

Ao final, os jovens entregaram o Estatuto da Criança e do Adolescente para cada candidato.

mini-DSC_0753

A ação conta com a parceria de movimentos e entidades de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e com o apoio da AMMP e da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foram parceiros do Ministério Público nesse evento: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte – CMDCA/BH; Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente – FECTIPA-MG; Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais – FEVCAMG; Fórum Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes – Fórum DCA-BH; Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais – FDDCA-MG; Vara Cível da Infância e Juventude; Rede de Adolescentes, Jovens e Educadores do Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais – RAD FEVCAMG.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin