ASSPROM | Espaços seguros para a mobilização e o protagonismo juvenil
29662
post-template-default,single,single-post,postid-29662,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Espaços seguros para a mobilização e o protagonismo juvenil

11:54 13 agosto em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidades (ONU) estabeleceu o dia 12 de agosto, como sendo o Dia Internacional da Juventude. Desde então, a ONU tem incentivado ações e diretrizes que visam à melhoria da qualidade de vida dos jovens em todo planeta. No Brasil, a mesma data foi instituída como sendo o Dia Nacional da Juventude, pela Lei 10.515, de julho de 2002.

A Unesco determinou que as comemorações deste ano têm como foco os ‘espaços seguros para jovens’, cujo objetivo é debater condições ideais para que os jovens possam buscar novos horizontes, assim como, se expressarem e terem participação ativa na vida da sociedade. Vale ressaltar que os espaços aqui citados não se resumem ao físico, os espaços virtuais e as redes sociais também estão inclusos. Em sua fala no site da Unesco, a diretora-geral da entidade, Audrey Azoulay, afirma que é preciso criar condições de desenvolvimento de espaços harmoniosos para que a juventude tenha confiança e possa se expressar de forma livre.

Protagonismo

A participação da juventude nos espaços públicos de debate é fundamental. Por isso, a Assprom sempre incentiva a presença dos adolescentes e jovens em eventos como conferências, caravanas, debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fóruns. No dia 10 de agosto, a Entidade promoveu a roda de conversa ParticipAÇÃO para adolescentes e jovens da entidade. O objetivo é fazer com que os adolescentes sejam protagonistas e assumam importante papel na luta dos direitos da juventude. O evento contou com a participação de Paola Abreu (diretora de Políticas Para a Juventude da Prefeitura de Belo Horizonte), Ederson Alves da Silva (ex-adolescente da Assprom e integrante do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais) e Eleciania Tavares da Cruz (integrante do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais).

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin