ASSPROM | Ex-adolescente trabalhadora expõe no Festival de Arte Negra
28092
post-template-default,single,single-post,postid-28092,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Ex-adolescente trabalhadora expõe no Festival de Arte Negra

Ex-adolescente trabalhadora expõe no Festival de Arte Negra

07:45 24 outubro em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

Entre os dias 15 de 22 de outubro, vários espaços de Belo Horizonte foram palcos do Festival de Arte Negra (FAN). O FAN Mulher existe há 22 anos e, em sua 9ª edição, apresentou o protagonismo das mulheres negras em várias partes do planeta, com foco no continente africano, no Brasil e em Belo Horizonte.

A Assprom levou vários adolescentes para verem de perto as ações artísticas e culturais do festival. Uma delas chamou mais a atenção: a exposição “Das Favelas, Inventário Imagético-Afetivo”, idealizada pela jornalista e fotógrafa Simone Moura, ex-adolescente trabalhadora da entidade.

Ao todo, 17 fotógrafos e artistas visuais participaram da exposição. De acordo com Simone Moura, trata-se de um projeto inédito em Belo Horizonte. “A ideia surgiu na tentativa de mapear fotógrafos e artistas visuais distribuídos nas comunidades de Belo Horizonte e região metropolitana e ‘Imagens da quebrada’ é a minha mostra de fotografia dentro da exposição. Inexistem pesquisas para tentar identificar esses talentos nas comunidades e, por isso, achei importante levar ao público este universo”, conta.

Para os adolescentes, apreciar o trabalho de uma ex-assprom teve um sentido especial. “Achei incrível conhecer o trabalho da Simone que foi adolescente da Assprom como eu. O trabalho dela é maravilhoso, mostra que dentro das comunidades não existe só violência. Existe sim cultura, gente bonita e feliz”, afirma a aprendiza Laila Moreira.

Simone Moura explicou que o acesso e o interesse pela arte surgiram durante o período em que atuou como adolescente trabalhadora, no Parque das Mangabeiras. “Pela minha vivência na área de eventos e produções do Parque, pude aprender sobre arte, cultura e narrativas imaginárias. A Assprom contribuiu muito em minha formação, no que sou hoje e, ter a presença dos jovens neste momento torna-se muito gratificante”, sintetiza.

E se você perdeu…

A próxima exposição vai acontecer no Cefet – Campus II, Av. Amazonas, 7675 – Nova Gameleira, no período de 7 a 10 de novembro, das 8h às 22h, durante o Ecomig 2017.

As fotos da visita dos adolescentes e jovens da Assprom à exposição podem ser vistas na Galeria de Fotos do site.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin