ASSPROM | Projeto Despertar prepara ações de prevenção para o carnaval
28402
post-template-default,single,single-post,postid-28402,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Projeto Despertar prepara ações de prevenção para o carnaval

Projeto Despertar prepara ações de prevenção para o carnaval

13:00 06 fevereiro em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

“Toda escolha implica perda”. Essa frase, atribuída ao historiador Leandro Karnal, reforça a ideia de que todas as nossas decisões têm consequências. Isso encaixa-se muito bem nas políticas de combate às drogas que veem na prevenção a melhor saída. É importante conhecer o impacto das drogas na vida do indivíduo, além de alternativas que possibilitem a escolha de caminhos mais saudáveis.

Pensando nisso, a Assprom executa, desde 2011, o Projeto Despertar, que tem o objetivo de promover debates, reflexões e ações preventivas sobre os impactos do uso e abuso de álcool e outras drogas, com foco na promoção da saúde, fortalecimento de vínculos familiares, formação de atitudes e valores que reflitam no exercício da cidadania.

O projeto desenvolve atividades e promove reflexões quanto aos efeitos do uso de drogas em diversos âmbitos: familiar, profissional, biológico e social. Assim, busca-se a capacitação de adolescentes e jovens, de maneira a desenvolver valores e competências necessários à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e da melhoria de sua qualidade de vida.

No carnaval, o adolescentes e jovens ficam mais suscetíveis a ambientes com intenso consumo de álcool e outras drogas. Por isso, o Projeto Despertar desenvolve e apoia diversas ações específicas para essa época, com foco na prevenção e na troca de informações entre os jovens.

Por isso, para 2018, além de palestras, capacitações e intervenções artísticas, a equipe do Projeto Despertar convidou adolescentes trabalhadores e aprendizes a desenvolverem vídeos de conscientização, nos quais essas questões são levantadas em uma linguagem mais próxima do público. No primeiro, adolescentes compuseram e interpretaram um rap, enquanto no segundo, outros jovens elaboraram a simulação de um telejornal. Mais vídeos estão sendo preparados e, em breve, estarão disponíveis no Facebook e no Canal do Youtube da Assprom.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin