ASSPROM | Projeto Semear retoma suas atividades com novos membros do Juventude Solidária
30538
post-template-default,single,single-post,postid-30538,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Projeto Semear retoma suas atividades com novos membros do Juventude Solidária

15:49 05 março em Noticias
0 Comentários

No mês de janeiro, o Comitê Juventude Solidária, composto por adolescentes trabalhadores, aprendizes, familiares e funcionários da Assprom, apresentou novas propostas de atuação do Projeto Semear para este ano. A ideia é promover ações de voluntariado em várias instituições, diversificando, assim, o público atendido e contribuir ainda mais para o bem estar social.

Dando início às atividades, os adolescentes fizeram uma visita ao Lar Teresa de Jesus, no dia 31/01/2020, e entregaram itens doados no Bazar Solidário da Assprom, que teve início em dezembro/2019 e contou com a adesão dos funcionários e estagiários da entidade.

A tarde de entrega das doações proporcionou momentos de interação entre os jovens e os internos do Lar, que participaram de muitas conversas descontraídas. Os jovens foram recebidos pela assistente social e coordenadora do Lar Teresa de Jesus, Flávia Braga, que falou sobre a rotina e a história do local e compartilhou um pouco da essência do que é ser um voluntário. Os adolescentes fizeram perguntas e demonstraram muito interesse em voltar ao local para promover ainda mais ações que possam ajudar a quem tanto precisa.

Durante a ação, dez novos membros do comitê entregaram as doações, conheceram o trabalho realizado pelo Lar e o espaço de atuação do projeto. “É sempre bom ter a oportunidade de participar de ações como essa. Estou muito entusiasmada, pois o amor e o carinho com o próximo podem mudar a vida de muitas pessoas. Agora quero participar de mais ações e levar um pouco da minha solidariedade. Quero visitar hospitais, creches, abrigos, para poder ajudar ainda mais pessoas”, ressalta a aprendiza Raiane Cristina Fernandes.

Troca de Experiência

No dia 4 de março, a assistente social e coordenadora da Associação Casa Novella, Elma Alves, e o ex-adolescente trabalhador Jackson Ferreira, voluntário na Associação, se reuniram com os adolescentes do Projeto Semear para falar um pouco sobre o voluntariado, a partir da experiência profissional e trajetória de vida de cada um deles. “Um dia alguém olhou para mim sem eu merecer. Hoje, minha vida é o voluntariado”, destaca Elma.

Para Jackson Ferreira ser voluntário faz bem não somente para quem recebe o carinho, mas também para quem o pratica. “Para ser voluntário você não pode querer nada em troca. Eu aprendi a ser mais humano”, conta Jackson.

O encontro marcado por muita emoção e expectativa para as próximas ações voluntárias do projeto, que seguirá o mês de abril em visita à Casa Novella.

Sobre o Projeto Semear

O Projeto Semear, por meio de ações continuadas de voluntariado, tem por intuito mobilizar, incentivar e conscientizar a participação social dos adolescentes da Assprom, promovendo as mais diversas ações voluntárias, que vão desde campanhas de arrecadação a visitas mensais. Formado pelo Comitê Juventude Solidária, o grupo atua planejando e desenvolvendo as ações de acordo com a necessidade do local atendido, o que possibilita aos mesmos vivenciar situações que envolvam a solidariedade, promoção da socialização, formação de valores éticos e democráticos e a formação de multiplicadores das ações voluntárias.

O projeto teve início em 2011, inspirado no Dia V (Dia do Voluntariado) da Fiemg, e começou tímido, mas cheio de propósito. O objetivo se expandiu e se transformou em Semear sendo abertas inscrições para participação nas ações de adolescentes trabalhadores, funcionários, familiares, adolescentes atendidos pelos Projetos de apoio às comunidades, aprendizes e contratantes parceiras. Dedicação, carinho e trabalho em equipe traduzem o envolvimento dos participantes. Ao realizar o trabalho voluntário, os jovens têm a oportunidade de colocar em prática lições de cidadania e responsabilidade social, aprendidas nas atividades teóricas da Assprom.

Abrace essa causa e faça a diferença!

Quem tiver interesse em participar do projeto pode se inscrever de forma voluntária. “O engajamento dos adolescentes tem se ampliado cada vez mais. A participação em ações solidárias e o voluntariado fomentam a iniciativa de compartilhar com os outros, estimulando o compromisso de contribuir para uma sociedade mais justa e gerando um posicionamento dos adolescentes como sujeitos ativos, coautores, agentes multiplicadores e promotores de ações sociais”, ressaltam as educadoras sociais Karina Elian e Isabela Albuquerque, responsáveis pelo projeto.

Mais informações pelos telefones: (31) 3207-5640/3263-1586 ou pelos e-mails karinaelian@assprom.org.br/isabelasoares@assprom.org.br

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin