ASSPROM | TJMG, Assprom e MRV firmam parceria e promovem a formação de centenas de jovens
30273
post-template-default,single,single-post,postid-30273,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

TJMG, Assprom e MRV firmam parceria e promovem a formação de centenas de jovens

TJMG, Assprom e MRV firmam parceria e promovem a formação de centenas de jovens

11:29 08 agosto em Imprensa, Noticias
0 Comentários

O sucesso da parceria firmada, no mês de julho, entre o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a Assprom e a MRV Engenharia e Participações S.A. tem beneficiado centenas de adolescentes que participam do Programa de Aprendizagem. Com o desenvolvimento do programa, essa parceria tem o objetivo de contribuir para promover o desenvolvimento pessoal e social dos jovens e sua capacitação profissional.

A cerimônia da assinatura do convênio, realizada no TJMG, contou com as seguintes presenças: presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais; diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV, Raphael Lafetá; presidente da Assprom, Carlos Cateb; desembargadora, Valéria Rodrigues Queiroz, superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj/TJMG); desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio do TJMG; juíza auxiliar da presidência, Rosimere das Graças do Couto; desembargador Gilson Soares Lemes, superintendente Administrativo Adjunto do TJMG; juiz auxiliar da presidência, Delvan Barcelos Júnior; professora Tatiana Camarão, assessora especial da presidência do TJMG; desembargador Irmar Ferreira Campos, diretor financeiro da Assprom; e de colaboradores da MRV e da Assprom.

O presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, abriu os pronunciamentos e destacou a importância da parceria: “Estamos traçando uma linha de futuro para jovens que precisam de se inserir no mercado de trabalho e que precisam buscar um futuro melhor. Estamos construindo um futuro. Precisamos mostrar para esses jovens que a sociedade precisa deles e existe um caminho para um futuro melhor. Sinto-me muito confortável quando participo de um evento dessa natureza, quando vejo os empresários de cabeça aberta, estendendo as mãos àqueles que precisam buscar um caminho sólido. É confortante saber que existem empresários que estão preocupados em melhorar a sociedade que não estão preocupados só com o lucro. É possível buscar novos caminhos, novos rumos e é possível acertar, principalmente quando se trabalha em equipe, quando quebramos paradigmas com o apoio de uma instituição como a Assprom e a MRV”.

De acordo com Carlos Cateb, esse convênio proporciona condições para uma inclusão cada vez maior de jovens no mercado de trabalho: “A nossa experiência de 44 anos, existe com a missão de possibilitar, aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, o acesso ao trabalho, à formação pessoal e à ética. O convênio que o Tribunal oferece neste ato agora, de forma especial, com a participação de uma empresa como a MRV dará uma grande oportunidade aos jovens e, também, ficará glorificada porque se verão belos resultados”.

Segundo Raphael Lafetá, diretor executivo da MRV, a parceria tem como objetivo atingir a meta exigida pela lei do aprendizado nº 10.097/2000. “Na MRV, a Aprendizagem tornou-se para nós um caminho de responsabilidade social. Sabemos que, cumprindo a cota estamos cumprindo um papel importantíssimo. Eu só tenho a agradecer e desejo que esse Programa perpetue e que ele contamine outras empresas, outras pessoas da sociedade, para que também façam a diferença. Espero que a gente possa oferecer para esses jovens uma oportunidade de ouro e que eles aproveitem cada instante de aprendizado”.

A desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj/ TJMG), ressaltou o principal objetivo do convênio. “Primeiramente, quero dizer sobre a emoção que estou sentindo em participar hoje deste ato, da assinatura deste convênio. Há 15 anos, lido com adolescentes em conflito com a lei e, por isso, tenho a noção do tamanho que é este ato que estamos celebrando aqui. Não é só oportunizar emprego ao adolescente, é uma transformação de vida. Vocês têm que acreditar que o bem que vocês estão fazendo é muito maior do que vocês imaginam, porque isso envolve uma família e não somente o adolescente”.

Para a juíza auxiliar da presidência do TJMG, Rosimere das Graças do Couto, o cunho mais bonito desse projeto é a proximidade do Tribunal com o cidadão. “É muito importante o Tribunal ficar cada vez mais humanizado. Eu quero agradecer a todos os presentes que participaram comigo e com o desembargador, José Arthur, nesse projeto; ao Dr. Cateb e à MRV, que se engajaram desde o início com toda boa vontade, com todo esforço, nos cedendo adolescentes para atuarem aqui no Tribunal. Que este projeto seja um sucesso e que outras empresas venham até nós”, destacou.

 

Marco histórico

Uma grande novidade é o Programa de Aprendizagem da Assprom em Sete Lagoas. Por meio da parceria com a MRV e TJMG, a Associação levou o Programa para o interior de Minas Gerais e está oferecendo capacitação profissional, proporcionando o aprendizado e contribuindo para a formação integral de adolescentes e jovens da região. “Os aprendizes estão muito contentes com a oportunidade recebida. Eles estão muito engajados e receptivos em relação ao Programa”, afirma a instrutora Jéssica Macedo, responsável pelo acompanhamento dos jovens.

Para a realização do Programa em Sete Lagoas, a Assprom conta, também, com a parceria da Apae, que cedeu um espaço com excelente infraestrutura para a realização das aulas teóricas com os aprendizes.

Aprendizes realizam atividades de formação na Apae, em Sete Lagoas

 

Aprendizado a todo instante

O aprendiz Lucas Victor Siqueira Santos, 16 anos, atua na 5ª Vara Cível do TJMG. Para ele, poder trabalhar para essas grandes empresas é uma ótima oportunidade. “É muito bom poder atuar na parte de auxiliar de escritório do TJMG. Estou me esforçando e valorizando cada instante do meu tempo na Assprom para quando concluir o Programa, sair daqui bem capacitado e me destacar no mercado de trabalho”.

A aprendiza Francielly Vitoria de Oliveira Soares, 17 anos, do Fórum de Betim, ressalta a importância do trabalho da Assprom. “No Programa de Aprendizagem, estamos aprendemos coisas novas, ampliando os nossos conhecimentos sobre o mercado de trabalho e sobre o mundo. Quando a gente procura um emprego a primeira coisa que as pessoas olham é um bom currículo e a Assprom oferece toda a capacitação que precisamos para concorrer lá fora. O mercado de trabalho precisa de mão de obra qualificada e aqui conseguimos uma boa formação”.

Lucas Victor e Francielly Vitória comemoram o ingresso no Programa de Aprendizagem

 

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin