ASSPROM | Por mais jovens vivos: aprendizes promovem bate-papo sobre autoextermínio
28070
post-template-default,single,single-post,postid-28070,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Por mais jovens vivos: aprendizes promovem bate-papo sobre autoextermínio

Por mais jovens vivos: aprendizes promovem bate-papo sobre autoextermínio

15:58 17 outubro em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

Planejamento, Organização e Controle dos Processos de Trabalho. Esse conteúdo, conhecido no ramo da Administração de Empresas como “funções administrativas”, é amplamente trabalhado no Programa de Aprendizagem Profissional da Assprom.

Entre as atividades desenvolvidas nessa etapa do programa, os aprendizes devem colocar em prática os conhecimentos adquiridos e organizam um evento, sendo responsáveis por todas as etapas do processo. Nessa proposta, os aprendizes promoveram, no último dia 13, a palestra “Autoextermínio”, com o objetivo de abordar questões que envolvem aspectos psicossociais presentes no universo dos adolescentes e jovens, como: bullying, depressão e suicídio.  

O encontro foi ministrado pelo psicopedagogo, psicanalista e professor de Filosofia, Valdecir Fernandes, acompanhado do ex-adolescente trabalhador, Éverton Alvarenga. Para Valdecir, as empresas e instituições que trabalham com jovens precisam trabalhar assuntos ainda considerados tabus. “A gente tem que vencer o tabu. As pessoas não gostam de falar sobre o suicídio e isso dificulta as ações de prevenção. Os jovens são as grandes vítimas do autoextermínio. Morre um jovem no mundo a cada 40 segundos e no Brasil a cada 45 minutos. Os números são muito altos e atitudes como essa da Assprom são muito importantes”, argumenta.

A ideia de promover a palestra surgiu da aprendiza Bárbara Lana, aluna do professor Valdecir. “Tive que fazer um trabalho na escola para motivar outros jovens a discutirem o tema suicídio, já que setembro foi o mês de prevenção. A partir daí, tive a iniciativa de levar meu professor para a Assprom, pois ele entende do assunto e a forma de falar prende muito a nossa atenção. Realizar essa palestra foi ótimo. Aprendi várias técnicas e coloquei as ideias que eu tinha em andamento, só preciso me aperfeiçoar mais com o tempo, mas já foi muito válido”, ressalta.

Para a colaboradora da Assprom, Dulce Rodrigues, os eventos realizados durante essa fase do programa são sempre um sucesso. “Trabalhamos o conteúdo com as turmas de aprendizagem e contamos com excelentes trabalhos. Os jovens confeccionam e executam o cerimonial, convidam os palestrantes, controlam os gastos e o público. Eles sempre conseguem elaborar eventos interessantes. Praticam realmente tudo o que aprendem”, conta.

Para finalizar, o professor Valdecir faz um apelo aos jovens: “Aos jovens que se sentem deprimidos peço que falem, conversem, exponham o que sentem. A palavra é o caminho do tratamento e da cura”, encerra.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin