ASSPROM | “A melhor coisa é não desistir de aprender. E aprender novamente, todos os dias.”
29504
post-template-default,single,single-post,postid-29504,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

“A melhor coisa é não desistir de aprender. E aprender novamente, todos os dias.”

09:24 29 junho em ASSPROM, Noticias
0 Comentários
Entrevista com palestrante, blogueiro e educador – Tio Flávio

Tio Flávio é considerado um dos mais importantes palestrantes mineiros na área educacional. Grande parceiro da Assprom, sempre que possível vem falar para os jovens, familiares e funcionários da Entidade. Sua última palestra abordou os temas mudanças, sonhos, escolhas profissionais, empreendedorismo, atitudes pessoais e profissionais.

Como surgiu a sua vontade de fazer palestras?

Comecei a dar aulas muito cedo, antes dos 20 anos. Já na graduação, meus alunos pediam para eu fazer palestras sobre temas técnicos nas empresas que eles trabalhavam. Iniciei aí. O que me ajudou muito foi fazer parte de um grupo de jovens em que eu deveria semanalmente apresentar um tema para um público específico. Da sala de aula, de ensinos Fundamental e Médio, graduações e pós-graduações a uma nova plateia a cada dia, não foi um pulo, foi um processo.

Você acredita que um empreendedor de sucesso deve ser visionário? Por quê?

Acredito que ele tem que buscar experiência e conhecimento suficiente para conseguir enxergar além do que os outros conseguem vislumbrar. Com certeza, todo empreendedor erra. Mas até aí temos que saber como lidar com o aprendizado, ouvir pessoas, duvidar do que elas falam, pesquisar, vivenciar, entender o mercado e as pessoas para que as ideais venham e tenham boa aderência.

Como se pode identificar uma boa oportunidade de empreender?

Por uma paixão: busque entender o que te faz brilhar os olhos e invista naquilo, buscando conhecimento e observando os cenários. De início, muitas vezes, fazemos tanta coisa que não é o nosso foco ou aquilo que gostaríamos para o resto da vida. E gostar para o resto da vida é tão longo e distante também. Mas acredito que a gente deva aceitar desafios, para não se frustrar ou se decepcionar. E, também, é preciso fazer o melhor, mesmo se não estiver trabalhando numa empresa ou numa área de atuação desejada. Mas, se aceitar fazer, faça sempre o seu melhor.

Existe um sistema para a solução de problemas?

Respirar, pedir ajuda, pensar, ter conhecimento e vivência para a tomada de decisões. Não acredito num sistema, mas cada um cria seu “roteiro”, que é, inclusive, adaptável a cada realidade.

Como lidar com o fracasso?

Sofrendo o que tiver que sofrer, mas aprendendo o que puder aprender.

O que pode dar mais prazer para quem deseja empreender? Como se tornar mais criativo?

Acreditar no que faz e ver que seu produto ou serviço pode ser aprimorado todos os dias. Creio que um empreendedor deva ser um inquieto, alguém persistente, que tenha vontade de buscar, de aprender, de ouvir, de observar e de fazer.

O quanto você diria que a imaginação é importante para o sucesso do empreendedor?

Acredito que a criatividade deva ser exercitada sempre. E como fazer esse exercício? Buscando ler referências diferentes, conversar com pessoas de pensamentos diferentes, viajar, conhecer coisas novas, ler livros, ouvir experiências variadas. Tudo isso é alimento para a criatividade.

Qual o fator mais importante para o sucesso de uma empresa?

Investir em pessoas. Muitas empresas acreditam que as pessoas são um “recurso” difícil de lidar, mas necessário. Eu acredito que lidar com pessoas é como fazer um curso a cada contato. É difícil, é desafiador, mas a observação e a paciência devem ser trabalhadas para que a gente saiba como chegar na mente e no coração de cada um.

Dê uma dica para quem quer montar uma empresa ou seguir os seus passos como palestrante. O que é preciso fazer?

A melhor coisa é não desistir de aprender. Construir valores consistentes. Observar referências de pessoas que deram certo e que erraram. E aprender novamente, todos os dias.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin