ASSPROM | Assprom conquista 2º Lugar no Prêmio Educador Social do Fectipa/MG
32088
post-template-default,single,single-post,postid-32088,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Assprom conquista 2º Lugar no Prêmio Educador Social do Fectipa/MG

Assprom conquista 2º Lugar no Prêmio Educador Social do Fectipa/MG

15:31 20 janeiro em Noticias
0 Comentários

A Assprom esteve presente, no dia 30 de novembro na solenidade da 5° edição do Prêmio Educador Social do Fectipa/MG (Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Minas Gerais). A premiação é um incentivo a projetos e atividades realizadas por educadores atuantes em entidades que realizam o Programa de Aprendizagem. Neste ano, a Assprom foi contemplada em 2° lugar, sendo representada pela educadora social Juliana Melo, com o projeto de “Atenção à Saúde Reprodutiva e Sexual do Adolescente”. 

O projeto tem por objetivo, orientar e encaminhar adolescentes para atendimento ginecológico e urológico, focando na prevenção e tratamento, buscando conscientizar sobre o autoconhecimento do corpo, cuidados íntimos e valorização da busca por ajuda profissional. Além disso, o projeto oferece educação sexual abrangente, conscientizando sobre o comportamento sexual responsável, respeito, igualdade de gênero e prevenção de gravidez indesejada e infecções. Neste sentido, o projeto também dissemina informações para reduzir a incidência de gravidez na adolescência. Assim, o projeto educa gestantes e pais adolescentes, fortalecendo-os diante da maternidade/paternidade, além de garantir apoio psicossocial para gestantes adolescentes, visando uma gravidez saudável e rede de cuidado.

Por meio de aulas, oficinas, grupos de discussão e atividades temáticas, o projeto atende gestantes e adolescentes que serão pais e encaminha consultas ginecológicas e urológicas em rede comunitária. Ademais, o projeto reúne adolescentes e jovens inscritos nos Programas de Aprendizagem e Adolescente Trabalhador para um trabalho de grupo com a temática “Afetividade, Sexualidade e Autoestima.” 

Educadora social Juliana Melo na cerimônia de premiação

Juliana Melo contou como foi representar a Assprom na premiação: “Foi muito gratificante receber o prêmio! Acredito que o papel de um educador social vai além da sala de aula; somos agentes de mudança, orientando e apoiando aqueles que muitas vezes enfrentam desafios inimagináveis. Agradeço ao Fectipa/MG por organizar este lindo evento, que potencializa e valoriza a atuação dos educadores sociais e sobretudo a Assprom por acreditar e investir em projetos como este de extrema relevância social que contribui para o exercício da cidadania plena de milhares de adolescentes e jovens.”, declarou. 

Reportagem originalmente publicada na edição nº 287 do Jornal da Assprom

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin