ASSPROM | Assprom inaugura espaço interativo para fomentar novos aprendizados e tecnologias
30375
post-template-default,single,single-post,postid-30375,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Assprom inaugura espaço interativo para fomentar novos aprendizados e tecnologias

Assprom inaugura espaço interativo para fomentar novos aprendizados e tecnologias

17:38 14 Janeiro em Noticias
0 Comentários

A inauguração do Espaço Maker da Assprom, que une tecnologia, empreendedorismo e inovação, no dia 4 de dezembro, foi um verdadeiro sucesso! A proposta é proporcionar um espaço livre para criação e desenvolvimento de projetos utilizando ferramentas como internet das coisas, robótica e inteligência artificial para adolescentes trabalhadores e aprendizes.

A solenidade de abertura contou com a participação do presidente da Assprom, Carlos Cateb; do cantor, compositor e ex-adolescente trabalhador da entidade, Flávio Renegado; da Diretora Técnica, Maria de Lourdes Mansur; da Superintendente de Educação para o Trabalho, Rosânia Teles; de representantes de empresas parceiras; além de funcionários e centenas de adolescentes e jovens.

O presidente Carlos Cateb, em nome de toda a equipe da Assprom, falou sobre o aniversário da entidade e a inauguração do espaço. “Ao chegarmos aos 44 anos de funcionamento é algo muito importante e inusitado, porque a Assprom nunca recebeu dinheiro do governo. O que nós temos, graças ao trabalho de todos que passaram e dirigiram a Assprom, é a seriedade com o trabalho, a ética e o compromisso social. Contamos, também, com parceiros, que fazem parte da história de sucesso da Associação. Estamos dispostos a continuar com toda a energia que recebemos de vocês adolescentes e jovens. Vocês são a marca da Assprom. Sentimos muito orgulho de cada um de vocês. Parabenizo a todos que contribuíram, direta e indiretamente, para a criação do Espaço Maker. Esse espaço é muito significativo, pois tem grande potencial para enriquecer a formação dos jovens e melhorar ainda mais a qualidade do aprendizado, tornando-os produtores de tecnologia, ao invés de apenas consumidores. Aqui a criatividade não terá limites, os jovens serão protagonistas”, destaca.

O cantor Flávio Renegado falou sobre o orgulho de participar deste momento. “Fico muito feliz e honrado de poder voltar à Associação com novos objetivos, possibilidades e perspectivas. E, mais feliz ainda, de ver essa sede maravilhosa. Esse espaço, que está cada vez mais inclusivo, feito para trazer o jovem mais para perto, para poder entendê-los e viver com eles novos sonhos. Vida longa a Assprom e aos nossos novos projetos. Estou muito feliz de estar junto nessa caminhada”.

Durante a programação, os jovens participaram de diversas oficinas. A Prodabel, parceira da Associação, ministrou a oficina de Resíduos Eletrônicos. A equipe do Sesi promoveu a oficina de Programação de Robôs. A Faculdade Pitágoras trouxe a atividade “Descomplicando a Robótica Lego”; o Centro Universitário UNA, uma oficina de Robótica; a Escola SAGA realizou uma palestra sobre lixo eletrônico e trouxe o videogame “Just Dance Now”; o Colégio Santo Agostinho ministrou a oficina de Programação e Montagem de Robôs e a Faculdade Newton Paiva, a oficina Google Card Board. Além disso, a equipe de Matemática da Assprom promoveu uma oficina de criptografia.

O adolescente trabalhador Daniel Vicente da Silva, que atua na Prefeitura de BH, se mostrou muito feliz com o novo espaço de aprendizado. “O Espaço Maker é surpreendente. Aqui, cada um poderá colocar em prática suas ideias, irá trabalhar em equipe e desenvolver novas habilidades. Gostei de tudo, desde o grafite até a produção dos robôs e das ferramentas tecnológicas”, enfatiza.

Para a equipe organizadora, o espaço será um lugar no qual as pessoas vão se conectar. “A nossa expectativa é possibilitar aos jovens um espaço criativo, inovador e motivador que favorecerá a troca de experiências. Acreditamos que será um local frequentado e muito utilizado pelos adolescentes, familiares e profissionais da instituição”, ressaltam.

Sobre o espaço

Localizado na Sede da Assprom, o Espaço Maker é um ambiente multifuncional que busca facilitar e incentivar projetos de inova­ção na entidade. Sua infraestrutura inclui notebooks, pufes, bancadas, banquetas e pintura de grafite realizada pelos próprios jovens. 

O publicitário e grafiteiro, Leone Paganotti, orientou os adolescentes sobre os desenhos e conta como foi o desenvolvimento do projeto artístico. “A ideia partiu do princípio de que a arte teria que ter um olhar dos jovens, já que o espaço é para eles. Realizamos uma oficina durante duas semanas. Depois, fizemos um esboço da arte e viemos para o espaço para pintá-la. Durante a pintura, cada jovem foi colocando cor, o tipo de personagem que se identificava e o resultado foi um painel com vários elementos, com bastante diversidade e identidade. Para mim, foi uma oportunidade única e o resultado do trabalho foi excelente!”, comemora.

Novas parcerias

O Espaço Maker está aberto para quem tem interesse em realizar oficinas, atividades e promover o aprendizado dos adolescentes. (31) 3207-5640 – flaviafontenele@assprom.org.br

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin