ASSPROM | Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa em todo Brasil
29642
post-template-default,single,single-post,postid-29642,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa em todo Brasil

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa em todo Brasil

11:51 03 agosto em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

De 6 a 31 de agosto, o Ministério da Saúde realiza em todo país, a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. As vacinas são para crianças de um a menores de cinco anos. Com o tema “se tem infância, tem vacinação”, o Ministério resolveu fazer esta campanha por causa da incidência de casos de sarampo em algumas regiões do Brasil, principalmente no Norte, e para evitar a reintrodução da poliomielite no País. A campanha será divulgada nos estados e municípios, via secretarias de saúde.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde realizou, no dia 01/08, uma coletiva de imprensa com o objetivo de reforçar a necessidade da vacinação. O Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said, falou sobre a campanha, ressaltou que no Estado não há nenhum registro de casos de sarampo e enfatizou a importância da vacinação mesmo para as crianças que já foram vacinadas. “Crianças de 1 a menores de cinco anos, mesmo já tendo tomado as duas doses da tríplice viral, que protegem contra o sarampo, devem tomar uma nova dose de reforço. Diante dos casos confirmados da doença nos estados de Roraima e do Amazonas, e da possibilidade de circulação e reintrodução do vírus em Minas, uma nova dose de reforço deve ser administrada”, disse.

O objetivo da Secretaria é vacinar 95% das crianças, que são público da campanha. Em MG, cerca de 4 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão para atender toda demanda. Serão distribuídas, ao todo, 1.284.200 doses da vacina contra sarampo (tríplice viral) e outras 1.232.800 doses da vacina contra a pólio.

É muito importante que pais e responsáveis participem e levem seus filhos para vacinarem, pois não existe tratamento nem para a poliomelite e nem para o sarampo, e ambas as doenças podem levar à morte. Vale ressaltar que o cartão de vacinas é um documento da criança e deve ser levado na hora da vacinação.

Apesar de a campanha ser durante todo mês de agosto, no dia 18 será o Dia D da vacinação em todo País.

Sarampo

A doença voltou em todo mundo. No Brasil, o maior índice de registro de casos é nos estados de Roraima e Amazonas, com três óbitos registrados, até o momento. Em Minas Gerais, ainda não há nenhum caso registrado. Febre, tosse, coriza, conjuntivite, fotofobia (sensibilidade à luz) são sintomas causados pelo sarampo e se assemelham a uma gripe. A evolução da doença pode chegar à encefalite, pneumonia e, até, ao óbito. A única profilaxia é a vacina, não há medicamentos ou tratamento. O sarampo é bastante contagioso e é transmitido pela tosse, espirros, e, até, pela respiração.

Vacinação de adultos

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o sarampo, também, faz parte do quadro vacinal de adultos. Devem se vacinar, pessoas até 29 anos (duas doses) e de 30 a 49 anos (uma dose). Procure um posto próximo a você e se informe. Mantenha seu cartão de vacinas em dia.

Poliomielite

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença erradicada no Brasil desde 1990. As campanhas de vacinação realizadas, desde então eram para evitar a reintrodução do vírus no País. A pólio é extremamente contagiosa e, assim como o sarampo, de fácil transmissão e se dá por meio de alimentos e água contaminados ou pelo contato com gotículas de secreções de doentes ao falar, tossir e espirrar. A doença causa perda de massa muscular e paralisia.

Assprom cuida da saúde

Buscando um atendimento completo e diversificado, a Assprom já realizou diversas campanhas, em parceria com as secretarias municipal e estadual de saúde, com objetivo de conscientizar funcionários, adolescentes e jovens sobre os riscos de doenças como dengue, febre amarela, endometriose, gripe H1N1, dentre outras.

 

Fontes: http://www.saude.mg.gov.br/ e  http://portalms.saude.gov.br/

 

 

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin