ASSPROM | Adolescentes já se preparam para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio
28458
post-template-default,single,single-post,postid-28458,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Adolescentes já se preparam para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio

Adolescentes já se preparam para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio

17:05 01 Março em ASSPROM, Noticias
1 Comentário

O ano acabou de começar e os adolescentes da Assprom já se preparam para tentar um ingresso em uma universidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, que acontece em novembro, foi criado em 1998 e, desde então, vem ganhando mais importância nesse momento de decisão para os estudantes.

Na contagem regressiva para o Enem, os estudantes dão início a uma rotina intensa de estudos e determinação para conseguir ficar na sala de aula durante horas e enfrentar uma maratona de provas no fim do ano. De olho nessas questões, a Assprom e a Fundação João Pinheiro (FJP) incentivam e acompanham os jovens nessa preparação, por meio do cursinho Educar – cursinho extensivo preparatório para o Enem, iniciativa de estudantes do Curso de Administração Pública e do Núcleo Social da Consultoria João Pinheiro Jr., apoiada pela Gerência de Extensão e Relações Institucionais da Escola de Governo da FJP. A Assprom é parceira da Fundação desde 2016 e já obteve muitos resultados positivos, ao longo desse projeto.

No total, 35 estudantes participam de aulas e monitorias, nas dependências da FJP, no campus da Av. Brasil, de segunda a sexta-feira, no turno da noite. Oferecido de forma gratuita, o pré-Enem abre uma turma por ano, com aulas de física, química, biologia, história, geografia, língua portuguesa, literatura, inglês, redação, álgebra e geometria. Os professores e monitores são voluntários e, em sua maioria, estudantes da FJP e da UFMG. As aulas tiveram início dia 19 de fevereiro e a previsão de término é dia 31 de outubro, nas vésperas do Enem.

Aula Inaugural

Aconteceu na noite desta quarta-feira, (28/02), a aula inaugural do cursinho Educar para dar as boas vindas aos participantes. A cerimônia de abertura foi realizada nas dependências da Fundação, com presenças de vários convidados e dos alunos participantes do cursinho.

Participaram também a coordenadora discente do cursinho, Mariana Rangel Pires, o gestor em Ciência e Tecnologia, Roberto Eduardo e a psicóloga Lucimar Martins, responsável por acompanhar os jovens da Assprom. “Neste ano, temos uma novidade que são as cotas para o curso de Administração Pública na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro para negros, indígenas e pessoas de baixa renda. 20% das vagas serão para as pessoas negras, 3% para os indígenas e 17% para pessoas de baixa renda, que tiverem estudado em escolas públicas. Com isso, os jovens terão uma oportunidade a mais de ingressarem em uma carreira no estado”, salientou Roberto Eduardo.

A ex-adolescente trabalhadora Paula Gabriela Meireles e a jovem Pâmela Carla de Souza deram depoimentos emocionantes sobre o ingresso na universidade, após participarem do cursinho. Pâmela foi aprovada no curso de Gestão Pública da UFMG em 2016. Já graduada em Gestão de Recursos Humanos, ela acredita que o cursinho foi um grande diferencial em sua vida.

Já Paula Gabriela Meireles foi aprovada em Fonoaudiologia na UFMG e irá iniciar neste semestre. “Estou muito feliz porque sempre quis trabalhar na área da saúde. O cursinho é uma grande oportunidade de aprendizado e me ajudou bastante. Para vocês que estão iniciando, digo para se prepararem. Estudem bastante, escutem tudo o que os professores falarem, tirem suas dúvidas o quanto puderem. Agora é o momento. E eu, mesmo trabalhando e namorando, consegui conciliar trabalho, vida social e estudos e passar na UFMG. Então, vocês também podem conseguir, basta terem foco, disciplina e preparação”, comemora.

Ao final, os jovens participaram de palestra motivacional com a psicóloga e professora da graduação e pós-graduação da Escola de Governo, Cláudia Beatriz Nicácio.

 

1Comentário
  • Bernadete 16:09h, 02 Março Responder

    Parabéns pelo projeto.

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin