ASSPROM | Dia Nacional da Saúde ressalta a importância do cuidado com a saúde
30684
post-template-default,single,single-post,postid-30684,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Dia Nacional da Saúde ressalta a importância do cuidado com a saúde

16:42 05 agosto em Noticias
0 Comentários

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Saúde. A data faz homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, um dos principais responsáveis pelo combate de epidemias no Brasil no início do Século XX, por sua grande preocupação com a saúde pública, educação sanitária e, principalmente, no combate às doenças transmissíveis. Em 2020, a pandemia da COVID-19 pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem se apresentado como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século, por isso, a data é ainda mais significativa tornando-se uma grande oportunidade de reflexão sobre setor de saúde brasileiro.

Em entrevista ao Jornal da Assprom, o médico, Jorge Henrique Antunes Teles, graduado pela UFMG e residente de Medicina do Exercício e do Esporte pela USP, reforça a importância da sociedade se conscientizar sobre prevenção e cuidados com a saúde e finaliza com algumas dicas para ter uma vida saudável.

JORNAL DA ASSPROM: No dia 5 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde. Você considera importante comemorar essa data?

JORGE HENRIQUE TELES: Comemorar esse dia reforça a importância de nós zelarmos pela nossa saúde. Cada um de nós é responsável por cuidar do nosso corpo e da nossa mente, para que, dessa forma, continuemos servindo à sociedade. É muito comum as pessoas só se preocuparem com seu estado de saúde quando algum problema aparece. Essa data vem, portanto, para trazer à nossa lembrança que devemos sempre estar nos cuidando, por meio de hábitos de vida saudáveis. Saúde não se compra, saúde se conquista. Quem quer tê-la precisa aderir a uma vida saudável!

JORNAL DA ASSPROM: A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.  O que isso quer dizer?

JORGE HENRIQUE TELES: A definição de saúde vem mudando ao longo dos anos, tendo em vista a evolução da nossa sociedade. Essa é uma das definições mais aceitas no dia de hoje, pois, trouxe uma visão mais ampla sobre a condição do ser humano. Se considerarmos que nós somos seres complexos, compostos não só por um corpo biológico, mas também por uma mente fervilhante, bem como por nossas relações sociais, sejam elas de trabalho ou pessoais, precisamos, então, cada vez mais entender como saúde o bom funcionamento de todas as facetas das nossas vidas. Logo, uma pessoa saudável é aquela que consegue fazer suas atividades básicas sozinha, é capaz de realizar atividade física com pouca ou nenhuma dificuldade, consegue realizar seu trabalho bem feito, mantém relações saudáveis com outras pessoas, enfim, é capaz de estar inserida por completo na sociedade.

JORNAL DA ASSPROM: Pensando nisso, o que as pessoas podem fazer para ter saúde, principalmente neste momento de pandemia?

JORGE HENRIQUE TELES: A pandemia da COVID-19 escancarou a necessidade de se manter um boa qualidade de saúde. Para isso, além de controlar doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, sobrepeso/obesidade, entre outras, é necessário manter os famosos hábitos de vida saudável, quais sejam: exercícios físicos regulares, alimentação saudável, sono em boa quantidade e de boa qualidade e acompanhamento com médico com foco preventivo (por exemplo: especialista em medicina do exercício e do esporte, ou médico de família e de comunidade).

JORNAL DA ASSPROM: Para se ter uma boa saúde é importante ter uma boa alimentação também? 

JORGE HENRIQUE TELES: A alimentação é uma das pedras angulares da saúde. Por meio dela adquirimos todos os nutrientes essenciais à nossa subsistência. Quando existe um erro alimentar, seja um excesso de calorias ou falta de nutrientes, os problemas de saúde podem começar a surgir, inicialmente de forma silenciosa, evoluindo para doenças clinicamente evidentes.

JORNAL DA ASSPROM: Quando falamos de saúde temos que falar também de prevenção. Por que é tão importante as pessoas realizarem visitas programadas ao médico e exames de rotina?

JORGE HENRIQUE TELES: Um médico que tenha o foco preventivo (médico do exercício e do esporte, médico de família e de comunidade) saberá avaliar todos os aspectos que influenciam direta e indiretamente na saúde, podendo, então, fazer intervenções e correções que irão prevenir doenças, diagnosticar condições clínicas precocemente e melhorar a qualidade de vida do paciente. Alguns exames de rotina precisam ser feitos, a depender de cada paciente, pois isso é individual, a fim de diagnosticar problemas silenciosos, que muitas vezes não causam nenhum sintoma, mas que podem gerar, posteriormente, distúrbios mais graves.

JORNAL DA ASSPROM: A atividade física tem um fator muito importante na prevenção de doenças. Quais são os benefícios proporcionados por ela?

JORGE HENRIQUE TELES: Já é consenso na ciência que realizar atividade física moderada regularmente deve fazer parte tanto da prevenção quanto do tratamento de diversas doenças crônicas, como hipertensão, sobrepeso/obesidade, diabetes, doença renal, câncer e até infecções por vírus, fungos e bactérias. Ela facilita o controle dessas doenças, reduzindo, assim, a necessidade de medicamentos, bem como tem um papel na melhora da imunidade, o que reduz o risco de infecções. Além disso, melhora o estado de humor, auxiliando no tratamento de depressão, ansiedade e outras condições psiquiátricas. Fazer atividade física também ajuda a prevenir e tratar dores osteomusculares, pois fortalece a musculatura e os ossos, bem como libera substâncias conhecidas como beta-endorfinas, que modulam a sensação de dor e bem-estar no nosso organismo.

JORNAL DA ASSPROM: E, neste momento de pandemia, como as pessoas podem continuar mantendo hábitos saudáveis, uma vez que a recomendação é ficar em casa?

JORGE HENRIQUE TELES: É possível manter uma rotina de atividades físicas dentro de casa. Com a disseminação de aulas on-line em redes sociais realizadas por academias e por profissionais de educação física orientando a prática de exercício pela Internet, isso fica cada vez mais acessível. Quem não tem condição de adquirir pesos, halteres, esteira e bicicleta ergométrica, pode fazer exercícios com o peso do próprio corpo ou mesmo utilizando objetos de casa. Pode também pular corda, correr no quintal, subir e descer escadas, fazer polichinelos etc. O ideal, é ter um profissional de educação física orientando, seja pela Internet, seja pessoalmente, tomando todos os cuidados para evitar a infecção pelo coronavírus.

JORNAL DA ASSPROM: Quais mudanças de hábito podem contribuir para uma vida e, consequentemente, uma velhice feliz?

JORGE HENRIQUE TELES: Uma vida e uma velhice feliz perpassam por uma vida saudável. Logo, manter hábitos de vida saudáveis torna-se fundamental. Fazer exercício físico, pelo menos 150 minutos/semana de aeróbico de intensidade moderada ou 75 minutos/semana de intensidade vigorosa. Fazer exercícios com pesos, como musculação ou outra modalidade, pelo menos 2 vezes por semana. Alongar-se regulamente. Manter uma alimentação equilibrada, ingerindo boas quantidades de vegetais como verduras, legumes e frutas ao longo do dia, além de quantidades adequadas de carboidrato, proteínas e gorduras mono e poli-insaturadas. Hidratar-se, ingerindo pelo menos 2 litros de água filtrada todos os dias. Manter bons hábitos de sono, dormindo entre 6 a 8 horas por noite, com boa qualidade. Esses são os hábitos de vida básicos para se ter saúde e qualidade de vida.

JORNAL DA ASSPROM: Quais dicas você dá para as pessoas desenvolverem uma vida saudável?

JORGE HENRIQUE TELES: Primeiramente, aderir a todos ou à maioria dos hábitos aqui citados e se consultar com um médico que tenha um foco na prevenção, pois ele saberá avaliar corretamente se você está no caminho certo e orientará essa mudança de hábitos para que ela seja feita da melhor forma e de uma maneira que você consiga colocar em prática.

 

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin