ASSPROM | Feira das Profissões: troca de conhecimentos e descoberta de carreiras promissoras
31843
post-template-default,single,single-post,postid-31843,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Feira das Profissões: troca de conhecimentos e descoberta de carreiras promissoras

12:06 12 julho em Noticias
0 Comentários

Durante os dias 30 e 31 de maio, a Assprom promoveu a empolgante Feira das Profissões 2023. Este evento proporcionou aos adolescentes e jovens da Assprom uma imersão no mercado de trabalho, por meio de palestras e oficinas dedicadas a diversas áreas de estudo e atuação. Nesta edição, foram abordados temas nas áreas de exatas, saúde e ciências sociais aplicadas.

No primeiro dia, a cerimônia de abertura foi marcada pela incrível apresentação da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O presidente da Assprom, Carlos Cateb, conversou brevemente com os jovens sobre carreira e futuro. Em seguida, o advogado Vinícius Assis, ex-participante da Assprom, compartilhou sua trajetória de vida e profissional. Os adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de participar da palestra “Soft skills: como me preparar para o mercado de trabalho?”, ministrada pela psicóloga Carolina Lima.

No período da tarde, foram oferecidas palestras como “Conhecendo os cursos técnicos e o mercado de trabalho”, em parceria com a UTRAMIG – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais, e a palestra “SerUEMG: explorando as possibilidades e oportunidades da universidade pública, gratuita e de qualidade”, com a convidada Jessica Sapore.

No segundo e último dia (31/05), os jovens participaram de oficinas como “Circuitos elétricos e componentes eletrônicos”, com a educadora social da Assprom, Adriana Carla, e “Empreendedorismo e Inovação”, em parceria com a Junior Achievement. Além disso, puderam aproveitar a palestra “Transformando Ideias em Realidade: Desenvolvimento de Sistemas, Aplicativos e Oportunidades no Mercado de Trabalho”, com o convidado Jhonatan Junio.

Na parte da tarde, encerrando o evento, a Feira contou com palestras como “Cursos Tecnólogos e o Mercado de Trabalho”, ministrada pela professora Viviane Cury Corrêa, da Faculdade Anhanguera, e a palestra “Nutrição”, com a professora Viviane de Souza Lacerda, da Faculdade Estácio de Sá. As oficinas incluíram temas como “O que faz um psicólogo?”, com as convidadas Sabrina Cristina Silva e Maria Helena Furtado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e “Profissões de Engenharia Elétrica e Analista de Sistemas”, com o professor Helder Rodrigues da Costa, também da Faculdade Estácio de Sá. O envolvimento entusiasmado dos adolescentes e jovens da Assprom tornou a Feira das Profissões uma oportunidade valiosa para conhecerem diversas áreas de estudo e atuação, assim como as perspectivas do mercado de trabalho atual.

“A Feira das Profissões é um espaço para os jovens conhecerem as diversas profissões e o mercado de trabalho. Os participantes têm a oportunidade de conversar com os profissionais e esclarecer suas principais dúvidas, aproximando-se da prática de cada profissão. Neste evento, todos têm acesso às informações, estudam as oportunidades e ampliam sua visão para construir um projeto de carreira e fazer escolhas profissionais mais assertivas”, declarou a educadora social Danielle Fonseca.

O presidente da Assprom, Carlos Cateb, também ressaltou a importância de se dedicar como profissional no mercado de trabalho: “Hoje, em qualquer área, é necessário muito empenho para ser um bom profissional. Busque ser melhor a cada dia”.

Após a Feira das Profissões, a aprendiz Larissa Katielly de Paula Reis comentou: “Foi uma experiência muito boa. Abriu mais meus olhos e me fez descobrir coisas novas sobre mim”.

A Assprom expressa sinceros agradecimentos a todas as instituições de ensino e palestrantes que participaram da Feira das Profissões 2023. A presença dessas entidades foi extremamente importante para o sucesso do evento.

Confira nosso álbum de foto da Feira das Profissões na página do Facebook da Assprom.

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin