ASSPROM | ONU alerta para poluição por plástico nos oceanos
29418
post-template-default,single,single-post,postid-29418,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

ONU alerta para poluição por plástico nos oceanos

ONU alerta para poluição por plástico nos oceanos

12:02 05 junho em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

Uma tampinha aqui, uma sacolinha ali, um canudinho acolá e, de repente, uma baleia morta por ingerir mais de 80 sacolas plásticas, um albatroz morto com estômago cheio de tampinhas e embalagens plásticas, ou uma tartaruga gravemente ferida por um canudinho. É isso que o plástico causa nos oceanos: morte e extinção de espécies.

E se continuarmos nesse ritmo avassalador de produção e de consumo (em 2015, foram produzidas 322 milhões de toneladas de plástico) num futuro bem próximo, em 2050, os cinco oceanos da Terra terão apenas plástico, não haverá mais fauna marinha em nenhum deles. Quem chama a atenção para esses dados é a ONU Meio Ambiente. Atualmente, o plástico representa entre 60 e 90% do lixo marinho. É por isso, que neste ano, a campanha da ONU para as comemorações do Dia Mundial de Meio Ambiente, no dia 5 de junho, é #AcabeComAPoluiçãoPlástica.

O objetivo é gerar a discussão nas comunidades, indivíduos, governos e autoridade sobre o excesso de plástico produzido no mundo e de como todo esse material está afetando a vida na Terra. Além de debater formas de reciclagem e descarte corretos para evitar mais danos.

Os grandes vilões da poluição plástica são as garrafas PET e as sacolas de plástico. Mas, dados da campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente revelam que o lixo plástico varia de tamanho, vai desde as grandes redes de pesca até as partículas de microplástico que estão presentes nos cosméticos, nas roupas sintéticas e, inclusive, nas águas engarrafadas nas embalagens de PET. Os oceanos já estão contaminados com pelo menos 51 trilhões de partículas de microplástico.

No dia de hoje, várias pessoas estão adotando a campanha #AcabeComAPoluiçãoPlástica e mostrando suas próprias ações para evitar o consumo de plástico. A campanha ganhou apoio de digital influencers e de celebridades. Quem quiser participar deve postar um vídeo ou fotos nas redes sociais, usar a hashtag e marcar amigos para participarem também.

AÇÕES NO BRASIL

Diversas ações estão sendo realizadas no Brasil durante a semana do Meio Ambiente. Destaque é para o lançamento do Portal de Ecoinovação (www.ecoinovação.com.br), uma iniciativa desenvolvida pela parceria entre a ONU Meio Ambiente e o Sebrae. Na plataforma, podem ser encontrados conteúdos interativos, publicações, infográficos e vídeos voltados para empreendedores brasileiros e com foco na sustentabilidade.

AÇÕES NA ASSPROM

A conscientização ambiental é tema presente no dia a dia da Entidade. São desenvolvidas variadas atividades para todos os públicos da entidade, adolescentes, funcionários e familiares. E para fortalecer ainda mais o engajamento em defesa do meio ambiente, a mais nova parceria é com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que visa à implementação de um projeto na entidade para práticas sustentáveis.

 

#AcabeComAPoluiçãoPlástica

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin