ASSPROM | Como tem sido sua caminhada após sua passagem pela Assprom?
31884
post-template-default,single,single-post,postid-31884,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

Como tem sido sua caminhada após sua passagem pela Assprom?

14:59 21 julho em Noticias
0 Comentários

Assprom e Observatório das Juventudes da UEMG promovem pesquisa com ex-adolescentes trabalhadores e aprendizes com intuito de conhecer suas trajetórias profissionais


A Assprom, em parceria com o Observatório das Juventudes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), está realizando uma importante pesquisa para conhecer as trajetórias profissionais e de vida de egressos do Programa de Aprendizagem e Adolescente Trabalhador da instituição. O estudo, liderado pelo vice-presidente da Assprom e professor da UEMG, José Eustáquio de Brito, tem como objetivo identificar as formas de inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que estiveram vinculados à Assprom ao longo de sua história.

Comemorando 50 anos em 2025, a Assprom busca entender as repercussões de suas ações e políticas na vida desse público após o término de seus contratos de trabalho. A pesquisa se torna ainda mais relevante no contexto do mundo do trabalho contemporâneo, com desafios impostos pela reforma trabalhista em vigor desde 2017 e pela pandemia de Covid-19, que teve início em março de 2020.

A pesquisa abordará um leque diverso de questões, como origem familiar, território, gênero, raça e escolaridade, para compreender as particularidades e desafios enfrentados pelos egressos ao longo de suas trajetórias de relação com o mundo do trabalho. Nesse sentido, a Assprom pretende identificar egressos no período investigado e mapear as estratégias utilizadas por esses jovens para a inserção no mundo.

O vice-presidente José Eustáquio de Brito destaca a importância da participação de todos os egressos da Assprom na pesquisa, enfatizando que suas contribuições serão fundamentais para compreender os desafios enfrentados pelos jovens na construção de suas trajetórias de vida em diferentes momentos históricos. Em seu depoimento, ele ressalta que “a participação na pesquisa de todas as pessoas que passaram pela Assprom é de fundamental importância para avaliação dos programas e ações desenvolvidas pela entidade, pois as experiências vivenciadas pelas pessoas que passaram pela entidade ao longo dos anos podem fornecer indicações relevantes para a implementação de projetos por parte da Assprom, bem como induzir o desenvolvimento de políticas públicas para as juventudes.

Os resultados da Pesquisa com Egressos serão divulgados, posteriormente, visando disseminar os principais achados e promover debates acerca de seus resultados. A pesquisa será uma ferramenta fundamental para avaliar os programas e ações desenvolvidos pela Assprom ao longo dos anos, fornecendo indicações importantes para aprimorar as iniciativas voltadas aos jovens trabalhadores.

Participe você também!

Se você é um egresso da Assprom, participe da pesquisa e ajude a aprimorar os programas de Aprendizagem e Adolescente Trabalhador da instituição. Sua participação é valiosa para o desenvolvimento de políticas cada vez mais efetivas e inclusivas, proporcionando melhores oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho e alcançarem o sucesso profissional.

Para participar da pesquisa, clique aqui

Data de término da pesquisa: 31 de agosto de 2023.

Contato para dúvidas e informações adicionais: (31) 3263-1525/29 ou comunicacao@assprom.org.br

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin