ASSPROM | VELOCIRÁPIDOS: Jovens corredores da Assprom alcançam feito inédito no projeto
32114
post-template-default,single,single-post,postid-32114,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-1.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

VELOCIRÁPIDOS: Jovens corredores da Assprom alcançam feito inédito no projeto

VELOCIRÁPIDOS: Jovens corredores da Assprom alcançam feito inédito no projeto

12:17 28 março em ASSPROM, Noticias
0 Comentários

Com resultados inéditos ao evento, os adolescentes da Assprom, Daniel Lucas, Juan Santana e Lucas de Morais se sobressaíram no encerramento da 3ª edição do Projeto VelociRápidos: a “Boníssima Run”. Ao longo de seis meses, de setembro de 2023 a fevereiro de 2024, o Projeto reuniu 20 jovens a partir dos 16 anos de idade para praticar a corrida de rua, uma importante modalidade do atletismo.

A Boníssima Run coroou os esforços dos jovens corredores da Assprom, que não apenas nos representaram com compromisso nos treinos e corridas, mas bateram recordes no Projeto Velocirápidos, além de carregarem a bandeira da causa #ChegaDeTrabalhoInfantil. O evento foi a 4ª e última corrida do calendário de atividades desta edição, realizado na Praça Nova da Pampulha, como encerramento da capacitação técnica e condicionamento físico dos(as) adolescentes e jovens. O grupo VelociRápidos é organizado a partir de verba destinada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), realizado pelo Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) e conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, da Prefeitura de Belo Horizonte e de entidades formadoras.

Lucas de Morais, Juan Santana e Daniel Lucas recebem seus equipamentos de treino concedidos pelo Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG) na abertura da 3ª edição do VelociRápidos. Da esquerda para a direita, os educadores Fernando e Rosiane. (Foto: Arquivo Assprom)

Durante o período de treinamento, os jovens participantes receberam suporte de profissionais de saúde, acompanhamento físico, nutricional, psicológico e fisioterápico. Além disso, também foram oferecidas condições materiais para viabilizar a participação nas atividades, a exemplo: o vestuário, o transporte e a alimentação para treinos presenciais e corridas. Inicialmente, o treinamento foi elaborado para corridas de 5km e 10km. No entanto, o planejamento inicial não impediu os nossos competidores de superar as expectativas. “Os três adolescentes da Assprom participantes do projeto mostraram um compromisso exemplar ao longo de todo o evento. Eles não faltaram a nenhuma prova. Como resultado, pela primeira vez na história do projeto VelociRápidos, eles correram 21km (meia maratona). Foi uma conquista incrível ver esses jovens da Assprom se destacando dessa maneira”, conta o responsável pelo acompanhamento da participação da Assprom no evento, Fernando Oliveira, sobre as conquistas que presenciou.

Ao receber sua medalha, o jovem aprendiz da Assprom Daniel Lucas, de 16 anos, recorda com orgulho de sua participação. “Meu pai sempre foi corredor, mas teve que parar por conta de uma lesão. Sempre tive convivência com corrida em casa. Com os treinos evoluí bastante. Corria em torno de 5km e consegui correr 21km no último evento. Foi uma baita evolução. Isso foi a melhor coisa: esse projeto me possibilitou continuar correndo”, compartilha. Para além das conquistas no esporte, Daniel destaca a amizade que desenvolveu com seus colegas: “Juan e Lucas tinham alguma experiência de corrida também com o atletismo e a corrida de rua, mas não com tanta frequência. A gente se deu super bem, viramos muito amigos. Sermos os três cruzeirenses ajudou”, atesta com humor. “A corrida na Boníssima criou muita expectativa. Desde janeiro sabíamos a data, o que influenciou na intensidade dos treinos. Fiquei doente em janeiro também, o que aumentou o desafio. Tem que levar o treino com seriedade, 21km não é brincadeira. Lá todo mundo estava animado, era a última corrida do projeto. Eu e Lucas fomos os primeiros a completar a corrida de 21km no VelociRápidos. Ninguém tinha chegado a 21km, fomos pioneiros”, finaliza Daniel.

De acordo com a procuradora do trabalho Luciana Coutinho, o acesso ao esporte e ao lazer são direitos garantidos a todos os adolescentes e jovens brasileiros. A prática de atividade física é importante e fundamental para todos os seres humanos. Porém, nem todos têm este direito e acesso garantidos: “O projeto VelociRápidos é uma pequena contribuição para a efetivação destes direitos, já que propicia a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade meios para exercício com segurança da prática esportiva de corrida de rua, através do fornecimento de equipamentos e profissionais preparadores físico, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta. Por julgar que é necessário ampliar estas alternativas para adolescentes e jovens, o MPT não só contribui por meio de reversão de recursos para custeio de projetos sociais desta natureza, como ocorreu no caso do VelociRápidos, como adota medidas para cobrar do poder público a efetivação desta política, de modo a ampliar as oportunidades para a população adolescente e jovem, notadamente aquele em situação de vulnerabilidade social”, afirma Luciana.

É nesse contexto que, através do VelociRápidos, o MPT, ao lado da Assprom e das entidades participantes, insistem na campanha de enfrentamento ao trabalho infantil. Luciana destaca: “as medidas de informação, conscientização e sensibilização social regularmente adotadas pelo MPT ganham um novo espaço de veiculação [através do Projeto VelociRápidos]. Os adolescentes e jovens beneficiados além de expor na bandeira e nas camisetas do grupo de corrida a #ChegaDeTrabalhoInfantil recebem e se tornam potenciais disseminadores do conteúdo de proteção social e de promoção dos direitos das crianças e adolescentes, assuntos e temas que são tratados e abordados durante a iniciativa e nos eventos realizados durante o projeto”.

Fernando e Daniel Lucas recebem suas medalhas da Boníssima Run. (Fotos: Arquivo Assprom)

Sem Comentários

Adicione um comentário

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin